IPTU Uberlândia 2024: Consultar Valor e Boleto

Você mora em Uberlândia, MG? Saiba que em breve vai precisar pagar o IPTU Uberlândia 2024! E com eles, chegam várias dúvidas e questionamentos dos contribuintes. Por isso, preparamos uma matéria completa para ajudar!
IPTU Uberlândia 2024
Fonte: Prefeitura de Uberlândia

O que é o IPTU?

Em primeiro lugar, o IPTU, ou Imposto Predial e Territorial Urbano, é um tributo municipal cobrado anualmente dos proprietários de imóveis localizados nas áreas urbanas. Ele é sempre calculado com base no valor venal do imóvel, que é o preço estimado do imóvel para fins de tributação. Sendo assim, ele é uma importante fonte de receita para os municípios, que utilizam o valor arrecadado para financiar diversos serviços públicos, como saúde, educação, segurança, saneamento básico e infraestrutura urbana. E os moradores de Uberlândia, MG, já devem se preparar para o pagamento do IPTU Uberlândia 2024. A seguir, confira os detalhes!

Como pagar o IPTU Uberlândia 2024?

Com a onda dos serviços digitais, o contribuinte não precisa mais ir até a Prefeitura do Município para ter acesso ao boleto do IPTU 2024. Através do portal oficial do órgão são disponibilizadas as guias de pagamento, assim como as formas de quitação do débito.
Vista aérea da cidade de Uberlândia
Fonte: Prefeitura de Uberlândia
Nesse sentido, o imposto precisa ser quitado de forma integral na modalidade cota única ou de forma parcelada. Vale lembrar que as pessoas que escolherem o pagamento à vista, recebem desconto no IPTU como incentivo.

Quais os descontos oferecidos?

Antes de mais nada, o desconto para pagamento integral do IPTU Uberlândia 2024 é de 10%. São oferecidos ainda reajuste de 8% e 5% para as datas estabelecidas, e o parcelamento pode ser feito em até 6 vezes. Nessa modalidade, porém, não são oferecidos descontos aos contribuintes. Veja a seguir o calendário do IPTU Uberlândia 2024.

Calendário do IPTU em Uberlândia 2024

Similarmente, o calendário do IPTU Uberlândia 2024 é criado para informar os contribuintes sobre as datas levando em consideração as formas de pagamento. Até o momento, as datas previstas para o ano-base 2024 não foram divulgadas, mas é esperado que sigam o mesmo período que deste ano. Em 2023, o desconto de 8% foi para contribuintes que realizaram o pagamento até 31 de março. O percentual de reajuste equivalente a 5% foi para aqueles que escolherem pagar o boleto até 28 de abril.
Pessoa segurando um celular com o app do WhatsApp aberto
Fonte: Prefeitura de Uberlândia
Enquanto isso, o parcelamento é feito nas seguintes datas:
  • 29 de abril;
  • 31 de maio;
  • 30 de junho;
  •  29 de julho;
  • 30 de agosto;
  • 30 de setembro.
Vale ressaltar ainda que para optar pelo parcelamento, o valor do tributo precisa ser superior a R$ 91,80. A seguir, veja mais detalhes sobre o IPTU 2024.

Como fazer a consulta do IPTU?

A princípio, a consulta do IPTU Uberlândia 2024 pode ser feita de forma online no site da prefeitura. A seguir, veja o passo a passo abaixo:
  • Primeiramente, acesse o portal da Prefeitura de Uberlândia clicando aqui;
  • Em seguida, selecione a aba “IPTU”;
  • Agora, clique na aba “pesquisar”;
  • Então, informe todos os dados solicitados.Portal da Prefeitura de Uberlândia
Fonte: Prefeitura de Uberlândia Para realizar a consulta, o acesso deve ser feito através de três passos. O primeiro é a inscrição no qual deve se informar sobre o número do imóvel cadastrado. O segundo passo é verificar qual o portal da Prefeitura de Uberlândia oferece um código para garantir a segurança e a veracidade das informações. Por fim, basta consultar o IPTU após o preenchimento das duas etapas anteriores. Para emitir a 2ª via do boleto, você deve seguir essas mesmas etapas.

Quem tem direito à isenção do IPTU?

Em Uberlândia, alguns moradores são isentos de pagar o IPTU 2024. Veja abaixo as condições:
Tem direito à isenção do IPTU quem tem um único imóvel com até 70m² construídos em Uberlândia e com característica popular, como as unidades de programas habitacionais.
Fonte: Portal G1 Agora que você já sabe as principais informações sobre o IPTU 2024, compartilhe esse conteúdo com amigos que também residem na cidade e possuem imóvel. Ah, e continue de olho aqui em nosso portal!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sérgio Rodrigues
Formado em Ciências Contábeis, Sérgio Rodrigues é especialista em assuntos relacionados a impostos no Brasil. Escreve para portais online desde 2017 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento do IPTU, afim de auxiliar os contribuintes brasileiros.