Emitir Boleto do IPTU 2023: Consultar Carnê e 2ª Via de Pagamentos

Emitir boleto do IPTU 2023 é uma das principais dúvidas entre os contribuintes. Dessa forma, selecionamos informações importantes sobre como realizar a consulta do carnê, realizar pagamentos e emitir boleto do IPTU 2023. Confira detalhes a seguir e não perca os detalhes.

Emitir boleto do IPTU 2023
Emitir boleto do IPTU 2023

O que é IPTU?

O Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU é um tributo que precisa ser pago anualmente por todos os proprietários de imóveis. 

Independentemente de ser sala comercial, apartamentos ou casas os proprietários precisam realizar o pagamento do IPTU de acordo com os valores tributos e alíquotas disponibilizados pela Prefeitura do Município.

É importante lembrar que o valor do IPTU pode ser modificado anualmente. Melhorias no imóvel valorização das ruas, bairros e mudanças referentes aos percentuais de alíquotas são alguns dos motivos que fazem com que IPTU tenha valores modificados. 

O método que se calcula o IPTU 2023 também é uma das principais dúvidas. O cálculo é realizado levando em consideração o valor venal e as alíquotas.

O valor venal se refere ao preço estabelecido pelo poder público, características como tempo da propriedade, assim como localização são alguns dos fatores que estabelece o valor do IPTU.

É importante lembrar que como o valor é reajustado pode haver discordância por parte do contribuinte, desse modo, o cidadão pode entrar em contato com a Prefeitura e pedir a reavaliação dos valores. Veja a seguir como emitir boleto do IPTU 2023.


Como consultar e emitir boleto do IPTU 2023?

O pagamento do boleto do IPTU acontece na modalidade à vista e parcelado. Os contribuintes que desejam realizar o parcelamento precisam entrar em contato com o site da Prefeitura do Município.

✓Confira o calendário de pagamento do IPTU 2023 nas principais capitais:

De acordo com o calendário informado pelo site, o contribuinte pode ter acesso às datas e os valores estabelecidos pelo órgão. O pagamento à vista permite que haja descontos no valor final do IPTU que podem variar entre 5% até 20%.

Além de saber como emitir boleto do IPTU 2023, muitas pessoas também precisam entender como funciona o processo de isenção ao pagamento do tributo territorial urbano.

Geralmente a isenção acontece para aposentados, pensionistas e deficientes. Porém, alguns municípios não disponibilizam a isenção total do IPTU mas possibilitam um percentual de desconto para esse público alvo.

A consulta do carnê deve ser realizada no portal oficial. Caso o contribuinte não receba os boletos em sua residência. Veja a seguir passo a passo como ter acesso ao carnê completo e de que forma você pode emitir boleto do IPTU 2023.


Como emitir o carnê do IPTU?

Para emitir boleto do IPTU 2023 é necessário acessar o portal do seu município. A prefeitura é o órgão responsável por estabelecer valores.

Desse modo, o contribuinte precisa ter acesso ao sistema e verificar o seu cadastro. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  •  Acessar o portal da prefeitura do seu município, usaremos o portal do Rio para demonstrar neste exemplo;
  •  Ao entrar no site, clique em “Sistemas”;
  •  Ao acessar o site, clique na a área do IPTU;
  • Depois, basta preencher os campos com os dados necessários e pronto, finalize a sua consulta.

Algumas pessoas têm dúvidas sobre quem deve por lei realizar o pagamento do IPTU 2023, o dono do imóvel ou o inquilino – em caso de aluguel.

✓Confira o calendário de pagamento do IPTU 2023 nas principais cidades:

Portanto de acordo com a lei, o dono da propriedade é quem tem a responsabilidade, porém se realizado um acordo, o inquilino também pode fazer o pagamento do IPTU 2023.

A Secretaria da Fazenda também informa sobre boletos ou segunda via do IPTU 2023. Caso haja algum problema no sistema ou você não consegue acesso, dirija-se presencialmente as unidades.

 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Emitir Boleto do IPTU 2023: Consultar Carnê e 2ª Via de Pagamentos

Sérgio Rodrigues
Formado em Ciências Contábeis, Sérgio Rodrigues é especialista em assuntos relacionados a impostos no Brasil. Escreve para portais online desde 2017 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento do IPTU, afim de auxiliar os contribuintes brasileiros.