IPTU Osasco 2023: Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

O IPTU Osasco 2023 é um tributo obrigatório e que precisa ser pago em tempo hábil. A fim de solucionar as dúvidas identificamos as principais informações sobre valores, segunda via de pagamento e como consultar o IPTU Osasco 2023. Continue acompanhando a seguir.

IPTU Osasco 2023
IPTU Osasco 2023

O que é IPTU?

O IPTU, também chamado de Imposto Predial e Territorial Urbano, deve ser pago pelos proprietários de imóveis.

A prefeitura de cada município é a responsável por estabelecer valores, formas de pagamento e datas para quitação do débito.

Embora ainda haja dúvidas, é dever do locatário do imóvel. Porém, quando alugado, o inquilino pode pagar desde que combinado previamente via contrato de locação.

Os valores do imposto tendem a mudar todos os anos e fatores como mudanças no imóvel, reformas e valorização do bairro. Todos esses valores são levados em consideração no estabelecimento no valor final.

Veja mais detalhes e saiba tudo sobre o IPTU Osasco 2023.


Como pagar o IPTU Osasco 2023?

O pagamento do IPTU em Osasco tem as suas regras próprias, assim como descontos estabelecidos e formas de pagamento.

De antemão, é válido lembrar que os carnês são entregues nas residências, mas caso não chegue em tempo hábil, o contribuinte pode acessar o portal da prefeitura do município. Estar ciente sobre o calendário também evita possíveis irregularidades.

O IPTU Osasco 2023 pode ser pago na totalidade ou respeitando o calendário de parcelas. No município, o pagamento à vista oferece um desconto de 5% e pode ser parcelado em até 10 vezes.

✓ Evite erros prejuízos na hora de pagar o IPTU:

Imagem: Portal G1

O tributo – pode ser pago em parcela única ou em até 10 vezes – é calculado a partir de uma fórmula que avalia a área, localização, valor do imóvel e aplica-se uma alíquota (valor percentual) de 1,1% sobre o valor da casa ou prédio e de 2% sobre o valor do terreno, se estiver vago.

O valor do imóvel varia conforme a região e o padrão construtivo.

Desde então, há a correção anual automática que aplica o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), medidor oficial da inflação no Brasil (acumulado de 12 meses). No período apurado para 2022, o índice foi de 10,5%.

Fonte: Prefeitura de Osasco

Imagem: Pexels

Quando vence o IPTU de Osasco?

Todos os anos o calendário do IPTU Osasco tende a mudar. As datas levam como base o dia do pagamento à vista. Para ter o desconto, os contribuintes precisam pagar o tributo até dia 10 de fevereiro, de acordo com o último calendário.

O parcelamento do IPTU Osasco, pode ser feito em até 10 vezes e não é atribuído desconto. O Serviço de Finanças de Osasco informa sobre as datas e consulta de débitos, mas informa que caso haja inadimplência, o contribuinte será penalizado com multas e juros.


Como acessar a 2ª via de pagamento do IPTU Osasco 2023?

A segunda via pode ser acessada de forma online. Para consultar, basta seguir os passos abaixo:

Imagem: Finanças Osasco
  • Clicar em consulta de débitos;
  • Escolha a modalidade de pagamento;
  • Imprima o boleto e envie.

No portal, ainda há um chat online, caso o contribuinte tenha dúvidas sobre os valores a serem quitados ou haja alguma irregularidade na cobrança.

Quanto à isenção do IPTU em Osasco, é oferecida para alguns grupos:

  • Aposentados e pensionistas;
  • Órfãos de pai e mãe.

Em todas as situações descritas acima, para ter direito, é necessário comprovar a renda que precisa ser menor que três salários mínimos e residir no imóvel em que está sendo realizado o pagamento do IPTU Osasco 2023.

Para mais detalhes, continue acompanhando o portal.

✓ Pague o IPTU de maneira fácil:

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

IPTU Osasco 2023: Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

Sérgio Rodrigues
Formado em Ciências Contábeis, Sérgio Rodrigues é especialista em assuntos relacionados a impostos no Brasil. Escreve para portais online desde 2017 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento do IPTU, afim de auxiliar os contribuintes brasileiros.