IPTU 2023
Os impostos a nível municipal destinam-se a proprietários de imóveis residenciais ou comerciais. Ou seja, se você reside em um imóvel, seja próprio, ou alugando, não é possível fugir do IPTU.
Os valores do imposto para o ano de 2023 são determinados pela Prefeitura de acordo com as proporções e estrutura do lote. Ou seja, casas vizinhas podem ser taxas de IPTU diferentes, de acordo com suas proporções.
A vantagem é que o contribuinte pode pagar o imposto integralmente ou de forma parcelada, contendo formas de pagamento diversas.
No entanto, o que muitos não sabem é que existem várias formas de conseguir desconto no IPTU.
- É Possível Pagar IPTU com Cartão de Crédito ou PIX em 2023
- Parcelamento do IPTU 2023
Como conseguir desconto no IPTU?
Além de receber abatimentos de até 50% do valor total do imposto, os contribuintes podem ainda receber isenções fiscais, ou seja, ficarem isentos de pagar o imposto de acordo com suas condições pessoas e do imóvel.
A primeira forma de desconto nos valores do IPTU de 2023, são dadas àqueles que desejam quitar a dívida de forma integral (à vista). Dessa forma, os descontos podem variar de 5% a 20%, a depender da prefeitura da sua cidade.
A segunda forma de desconto nos valores do IPTU são dadas no caso de parcelamento. Assim, o desconto proporcional será dado de acordo com as parcelas solicitadas pelo contribuinte.
Além disso, é extremamente importante verificar se o município onde está localizado o imóvel oferece algum programa de desconto do IPTU. Com isso, em se tratando de um imposto municipal, as regras podem variar.
Algumas cidades verificam os pagadores quanto à inadimplência do ano anterior. Se você pagar até o prazo estipulado, o desconto será aplicado. Além disso, proprietários que atrasaram o pagamento no último ano podem não conseguir.
- Fonte: Reprodução.
Programas individuais da prefeitura
O IPTU é um tipo de imposto cobrado pelo município sobre imóveis construídos em áreas urbanas ou prediais. Recolhido anualmente, ele também é cobrado de comércios, lojas, loterias e qualquer construção realizada no contexto urbano.
Como o imposto incide sobre cada imóvel, de forma individual, o imposto se torna uma cobrança proporcional. Ou seja, se o sujeito é proprietário de 5 imóveis, a prefeitura realizará a cobrança de 5 imóveis diferentes.
No entanto, tal situação poderá variar, caso o sujeito possua como propriedade terrenos, mas sem construção. Nesse caso, o imposto cobrado é denominado ITU, com alíquota menor que a do IPTU.
No entanto, se o imóvel estiver fora de uma área metropolitana, a alíquota aplicável é o Imposto Local (ITR). Ambos possuem bases de cálculo e taxas de IPTU diferentes.
Assim, nota-se que as taxas são variáveis de acordo com o município, a prefeitura, o tamanho do imóvel e o espaço construído. Consulte o site da sua prefeitura e procure saber.