É Possível Pagar IPTU com Cartão de Crédito ou PIX em 2023?

Muitas pessoas têm dúvidas se é possível pagar IPTU com cartão de crédito ou PIX em 2023. Neste artigo vamos esclarecer todas as formas de pagamento desse imposto de categoria obrigatória. Veja mais detalhes a seguir e saiba se é possível pagar IPTU com cartão de crédito ou PIX em 2023.

É possível pagar IPTU com cartão de crédito ou PIX em 2023
É possível pagar IPTU com cartão de crédito ou PIX em 2023

O que é IPTU?

O IPTU é um tributo de categoria obrigatória que deve ser pago por todos os proprietários de imóveis independentemente se for em casas, apartamentos ou estabelecimentos comerciais.

Os proprietários precisam se regularizar na prefeitura do município e pagar o IPTU que é cobrado de forma anual.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a obrigatoriedade de pagamento por parte do locatário. Entretanto, é importante afirmar que o dono do imóvel é que tem total responsabilidade do pagamento do IPTU.

Porém, um acordo prévio pode ser feito entre as partes. A prefeitura do município é quem estabelece valores, prazos e possibilidade de parcelamento, se assim for necessário.

Para a realização do cálculo de IPTU, são levados em consideração as alíquotas e o valor venal que é estabelecido pelo poder público. As alíquotas são percentuais que interferem no valor final do pagamento.

Veja mais detalhes a seguir e saiba se é possível pagar IPTU com cartão de crédito ou PIX em 2023.

✓ Veja outros artigos:


Quais são as formas de pagamento do IPTU 2023?

Sabe-se que as duas formas de quitação do valor do IPTU são à vista ou parcelado. Para a modalidade à vista ou também chamada de cota única significa a quitação do débito em sua totalidade.

Vale lembrar que as prefeituras são responsáveis por cobrar o IPTU e determinar os descontos a fim de incentivar os pagantes. Os descontos dos pagamentos do IPTU podem variar de 5% até 20%.

Através das prefeituras dos municípios, os calendários também são disponibilizados aos contribuintes. Por meio do calendário, é possível informar sobre as datas para quem deseja realizar o pagamento à vista ou para quem deseja parcelar o IPTU.

Alguns municípios mantém um percentual de desconto para pessoas que realizam parcelamento em até 3 vezes, porém, a quantidade de parcelas do IPTU variam a depender de cada município.

Muitas pessoas utilizam cartão de crédito para efetuar o parcelamento. Nesse caso, os percentuais e taxas extras precisam ser analisadas previamente.

As datas estabelecidas pelo calendário oficial da prefeitura do município funcionam como uma forma de facilitar a vida dos pagantes. Veja a seguir como se dão outras formas de pagamento e saiba se é possível pagar IPTU com cartão de crédito ou PIX em 2023.

✓ Confira também:


É Possível Pagar IPTU com Cartão de Crédito 2023?

O IPTU pode ser pago através do cartão de crédito e também de maneira parcelada. As funções de pagamento podem ser escolhidas após o acesso ao sistema de cobrança tributária do seu município.

É importante mencionar que caso o IPTU seja pago no cartão de crédito, a quantidade de parcelas fica a critério do contribuinte e as cobranças referentes a juros, multas e tarifas extras são de responsabilidade da empresa do cartão.


É possível pagar IPTU com pix 2023?

Saiba que também é possível pagar o IPTU com pix. Essa é uma maneira rápida e segura de quitar. Por meio de uma chave aleatória ou o número cadastrado, os contribuintes podem realizar o pagamento.

Para isso, basta que o contribuinte acesse o portal oficial da prefeitura do município, preencha os dados e identifique as formas de pagamento. Observe o exemplo abaixo.

O procedimento pode ser feito através do QR Code presente nos boletos do IPTU. Algumas prefeituras também disponibilizam a leitura do código de barras e a opção de pagamento por pix.

Para mais detalhes e respostas se é possível pagar IPTU com cartão de crédito ou PIX em 2023, continue acompanhando este Portal.

 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

É Possível Pagar IPTU com Cartão de Crédito ou PIX em 2023?

Sérgio Rodrigues
Formado em Ciências Contábeis, Sérgio Rodrigues é especialista em assuntos relacionados a impostos no Brasil. Escreve para portais online desde 2017 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento do IPTU, afim de auxiliar os contribuintes brasileiros.