IPTU Rio de Janeiro 2023: Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

Um dos tributos mais esperados pelos contribuintes é o IPTU Rio de Janeiro 2023. Por conta disso, separamos algumas dicas importantes sobre qual a melhor forma para consultar valores, datas determinadas e segunda via do IPTU Rio de Janeiro 2023. Continue acompanhando.

IPTU Rio de Janeiro 2023
IPTU Rio de Janeiro 2023

O que é IPTU?

O IPTU é um tributo de categoria obrigatória que deve ser pago pelos proprietários de imóvel. Também chamado de Imposto Predial e Territorial Urbano, o mesmo é de responsabilidade de cada município. Cada prefeitura é estabelece datas, condições de pagamento e valores.

É importante lembrar que assim como as demais regiões do país, no Rio de Janeiro há condições de pagamento para as pessoas que desejam quitar o IPTU em sua totalidade, ou seja, à vista.

Há também o parcelamento do IPTU 2023 para aquelas pessoas que desejam pagar, mas não tem condições de pagar o valor à vista.

Os imóveis que estão inclusos nesse tipo de tributo são as salas comerciais, prédios comerciais, apartamentos e casas.

✓Saiba tudo sobre o IPTU 2023:

IPTU Rio de Janeiro 2023

O pagamento do IPTU é de responsabilidade do proprietário do imóvel. No entanto, em caso de aluguel pode haver um acordo entre o proprietário e o inquilino. O ideal é que o documento seja oficializado para proteger ambos.

Veja mais detalhes e saiba quais são as datas de pagamento do IPTU Rio de Janeiro 2023.


Datas de pagamento IPTU Rio de Janeiro

De acordo com o calendário da Prefeitura do Rio de Janeiro, os cariocas devem realizar o pagamento do IPTU a partir do dia 17 de janeiro.

Vale lembrar que as pessoas que realizaram o pagamento do IPTU na modalidade cota única (à vista) tem desconto de 7% como incentivo.

Entretanto, o que pouca gente sabe é que caso a prefeitura não realize o envio do boleto às residências, os cariocas precisam pedir a segunda via do boleto IPTU até o dia 23 de janeiro. O procedimento pode ser realizado online ou presencial.

Outra facilidade oferecida aos contribuintes, é que caso os boletos dos anos anteriores tenham sido pagos em dia, há mais um desconto de 5%. Totalizando 12% aos pagantes da modalidade cota única.

✓Veja mais informações sobre o IPTU 2023:

O vencimento da primeira parcela (ou da cota única), é para o dia 7 de Fevereiro. Há ainda a possibilidade de parcelamento do IPTU Rio de Janeiro 2023 em até 10 vezes.

Veja a seguir mais detalhes e saiba como consultar as pendências do IPTU Rio de Janeiro 2023.


Como consultar o IPTU Rio de Janeiro 2023?

As pendências podem ser consultadas através do portal oficial da prefeitura do Rio de Janeiro.

Sendo assim, para facilitar a vida dos contribuintes, separamos o passo a passo para acessar o boleto do IPTU 2023 detalhado com todas as pendências. Para ter acesso ao tributo sigo passo a passo abaixo:

  •  Clique em Sistemas.
  •  Busque por IPTU.
  •  Insira os dados pedidos e realize envio.

É importante também escolher a modalidade de pagamento do IPTU. Os bancos conveniados estão listados no próprio portal da prefeitura.

Caso o contribuinte deseje pagar o IPTU com boleto, o documento pode ser impresso no próprio site. O Portal da Prefeitura ainda informa que existe a possibilidade de pagar através do débito automático.

Para mais detalhes sobre o IPTU Rio de Janeiro 2023,  continue acompanhando este Portal.

 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

IPTU Rio de Janeiro 2023: Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

Sérgio Rodrigues
Formado em Ciências Contábeis, Sérgio Rodrigues é especialista em assuntos relacionados a impostos no Brasil. Escreve para portais online desde 2017 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento do IPTU, afim de auxiliar os contribuintes brasileiros.