IPTU Salvador 2023: Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

O IPTU Salvador 2023 é um tributo de natureza obrigatória pago todos os anos pelos proprietários dos veículos. Sendo assim, como muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como fazer a consulta ou ter acesso à segunda via do boleto, trouxemos todas as informações sobre o IPTU Salvador 2023.

O que é IPTU?

O IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano é um tributo pago anualmente pelos proprietários de imóveis. O valor a ser pago é estabelecido por cada município. 

Portanto, vale lembrar que os tributos possuem valores diferentes e levam em consideração as alíquotas e valores venais.

Além disso, há descontos para pagamento na modalidade cota única. A parcela única IPTU significa que o valor será pago integralmente seguindo o calendário disponibilizado pela Prefeitura do Município.

Por meio da tabela de datas também é possível ter acesso aos prazos. Isso vale para as pessoas que desejam pagar o IPTU 2023 parcelado.

Vale lembrar que além das parcelas estabelecidas pelo calendário, o contribuinte pode aumentar o número de boletos. Isso ´útil caso ele precise de parcelas menores.

Nestes casos, o parcelamento pode ser feito no cartão de crédito. A partir daí, se torna responsabilidade da empresa do cartão cobrar juros em cada parcela.

✓ Veja notícias úteis e atualizadas sobre o IPTU:

IPTU Salvador 2023

Veja a seguir detalhes e saiba quais são os valores e prazos de pagamento do IPTU 2023 em Salvador.


Datas de pagamento do IPTU Salvador 2023

Assim como em outras regiões, o IPTU Salvador 2023 também tem prazos determinados pela Secretaria da Fazenda do município. Por meio da tabela de calendário também é possível verificar a data da modalidade conta única e o parcelamento disponível.

De acordo com a Prefeitura do Município, a data equivalente ao pagamento do IPTU em cota única é 5 de Fevereiro. Já as demais parcelas serão divididas de acordo com o primeiro dia útil de cada mês. Ou então o dia 5.

As parcelas são informadas de acordo com os meses de março até dezembro. A tabela do IPTU progressiva referente aos imóveis residenciais e os não residenciais (terrenos), são informados no portal oficial da Secretaria Municipal da Fazenda.

✓ Veja informações sobre o IPTU em outras capitais:

De acordo com o município, há o reajuste anual para todos os contribuintes. Muitas pessoas têm dúvidas a respeito do desconto oferecido para as pessoas que realizaram o pagamento em cota única do IPTU Salvador 2023.

Dessa forma, vale lembrar que pagamento do IPTU à vista possui um desconto de 7%. Já o parcelamento pode ser feito em até 11 vezes. Contudo, o valor de cada boleto não pode ser menor que R$ 40,42. Os pagamentos podem ser feitos nas:

  • Casas lotéricas;
  • Caixa Econômica;
  • Santander;
  • Mercantil;
  • Itaú;
  • Banco do Nordeste;
  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Banco Citibank;
  • Bancoob ou correspondentes bancários. 

Veja a seguir mais detalhes. Saiba como acessar o tributo ou consultar a 2ª via do IPTU 2023.


Como acessar o IPTU Salvador 2023?

O acesso ao tributo referente ao IPTU 2023 em Salvador pode ser feito através do Portal da Secretaria da Fazenda, do SAC ou presencialmente nas prefeituras dos bairros.

Para realizar as consultas referentes aos débitos, você pode seguir o passo a passo abaixo.

  •  Acessar o Portal da Secretaria da Fazenda do município aqui;

  •  Ir para IPTU;
  •  Informar os dados;
  •  Realizar o envio.

O pagamento do IPTU 2023 à vista pode ser feito de forma presencial. Já o parcelamento deve ser realizado por meio do site na aba ”parcelamento administrativo de débitos tributários”.

Referentes às dívidas ativas ou ajuizadas, você também pode realizar o parcelamento no site.

Para mais detalhes sobre o IPTU Salvador 2023, continue acompanhando este Portal.

 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

IPTU Salvador 2023: Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

Sérgio Rodrigues
Formado em Ciências Contábeis, Sérgio Rodrigues é especialista em assuntos relacionados a impostos no Brasil. Escreve para portais online desde 2017 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento do IPTU, afim de auxiliar os contribuintes brasileiros.