IPTU Aparecida de Goiânia 2023: Consultar Valor e 2ª Via de Pagamento

O IPTU Aparecida de Goiânia 2023 é um tributo que precisa ser pago pelos proprietários de imóveis. Continue acompanhando o texto a seguir e saiba tudo sobre a consulta, as formas de pagamento do IPTU Aparecida de Goiânia 2023.

IPTU Aparecida de Goiânia 2023
IPTU Aparecida de Goiânia 2023

O que é IPTU?

O Imposto Predial e Territorial Urbano é um tributo estabelecido pelos municípios. Os contribuintes pagam o valor de forma anual com as facilidades de pagamento estabelecidas pelas prefeituras.

Caso o valor não seja pago no prazo determinado pelo calendário estabelecido pelo órgão, o contribuinte sofre penalidades, assim como multas e juros, podendo até perder o imóvel.

Caso realizado acordo, o inquilino pode pagar o valor ao locador. Porém, é de responsabilidade do proprietário a quitação do valor do imposto. Veja sobre as formas de pagamento do IPTU de Aparecida de Goiânia.

Imagem: Pexels

✓ Evite erros prejuízos na hora de pagar o IPTU:


Formas de pagamento do IPTU Aparecida de Goiânia 2023

O pagamento  do IPTU pode ser realizado à vista ou parcelado. Quem escolher quitar o valor de forma integral e antecipada recebe um desconto de 15%. O parcelamento, por sua vez, pode ser realizado em 10 vezes.

Os valores venais sofreram um reajuste equivalente a 10,74%. Os carnês são enviados às residências dos proprietários como uma forma de facilitar o acesso ao boleto.

Todavia, as pessoas que não receberem o carnê em tempo hábil podem conseguir os boletos junto ao portal da Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Para consultar o valor, continue acompanhando abaixo.

Imagem: Portal Prefeitura Aparecida de Goiânia

Consultar o IPTU Aparecida de Goiânia 2023?

A consulta pode ser realizada de forma online, seguindo o passo a passo abaixo. Para consultar acompanhe a seguir:

Imagem: Prefeitura Aparecida
  • Vá para serviços;
  • Cliqe em débito;
  • Gere o boleto.

IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), como o nome indica, é o imposto voltado a propriedades com construção no meio urbano. Ou seja, ele é cobrado anualmente de todos os proprietários de casas, prédios ou estabelecimentos comerciais nas cidades.

Como o IPTU incide sobre a propriedade, o contribuinte deverá pagar pelo número de imóveis em seu nome. Se for um, paga imposto só de um; se forem dez, paga imposto de dez -cada um com seu valor específico

O IPTU é calculado com base no valor venal do imóvel, que é o preço da propriedade estabelecido pelo Poder Público. Sobre ele, é realizada a aplicação de alíquotas, descontos e acréscimos definidos pelos municípios.

Fonte: Economia UOL

O valor pode ser quitado nas casas lotéricas ou nas agências dos seguintes bancos:

  • Itaú;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica;
  • Entre outros.

Os débitos assim como a segunda via podem ser acessados junto ao portal. Para isso, basta que entre no sistema e vá para a aba de certidão de contribuinte.

Depois desse processo, é preciso que insira todos os dados pedidos no formulário e realize o envio. No acesso podem ser verificados os débitos ativos e os pendentes. Veja mais detalhes sobre o IPTU Aparecida de Goiânia.


Quem é isento de pagar o valor do IPTU?

O município estabelece a isenção do IPTU de acordo com o Código Tributário Municipal. Sendo assim, além de aposentados e pensionistas, as pessoas precisa seguir estes requisitos:

  • Ter apenas um imóvel cadastrado no nome;
  • A área construída precisa estar dentro dos parâmetros estabelecidos pela prefeitura;
  • A renda familiar precisa ser de até dois salários mínimos.

Para mais detalhes, continue acompanhando este site.

✓ Pague o IPTU de maneira descomplicada:

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sérgio Rodrigues
Formado em Ciências Contábeis, Sérgio Rodrigues é especialista em assuntos relacionados a impostos no Brasil. Escreve para portais online desde 2017 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento do IPTU, afim de auxiliar os contribuintes brasileiros.