Você sabe quais são as determinações para o pagamento do IPTU Uberaba 2023? Para não perder os prazos e imprimir a 2ª via, preparamos um artigo perfeito para você saber como acessar o site da prefeitura e estar por dentro dos prazos para o pagamento do IPTU Uberaba 2023.
Como funciona o IPTU em Uberaba?
O IPTU 2023 é um tipo de taxa, em forme de Imposto Predial Urbano e Territorial. Este é um imposto municipal cobrado aos proprietários que possuem em nome próprio imóveis residenciais e/ou comerciais.
Cada proprietário pagará uma taxa de IPTU diferente. As pessoas que possuem várias propriedades devem pagar os impostos apropriados. Em alguns casos, os pagamentos ficam à responsabilidade do inquilino.
Essa taxa é cobrada todos os anos, no primeiro mês (janeiro). A cobrança será determinada pela prefeitura de Uberaba – MG. Assim, os proprietários serão notificados no início de cada ano sobre o valor a ser pago.
Além disso, os indivíduos que moram em Uberaba recebem notificações quanto à forma de pagamento. Assim, é à vista ou parcelado, de acordo com a intenção e possibilidade do proprietário.
Observe que o IPTU Uberaba é cobrado apenas para imóveis construídos em áreas urbanas. As áreas rurais estão sujeitas a uma alíquota separada do Imposto Territorial Rural (ITR).
Como é feito o cálculo do IPTU Uberaba 2023?
A fórmula de cálculo do imposto leva em consideração o valor de mercado dos imóveis. Assim o preço considera padrões usados pelos governos e geralmente não reflete o valor de mercado.
O valor de mercado de uma propriedade geralmente baseai-se:
- Área do loteamento ou prédio x Preço unitário da habitação (varia de acordo com a cidade) x Idade do imóvel x Localização do imóvel x Tipo de habitação (características estruturais).
O calcula é a demonstração do fator considerado no cálculo do IPTU. Assim, saber o valor de mercado do imóvel vai dar-lhe uma ideia de quanto vai custar o imposto, tendo em conta a taxa de imposto que a autarquia fixa.
O município de Uberaba não tem uma taxa fixa para todos os terrenos dos municípios, pois cada local pode utilizar critérios diferentes para seu cálculo. No entanto, os cálculos baseiam-se no valor de mercado dos imóveis.
Portanto, a alíquota do imposto pode diferir dependendo das características de cada local e imóvel. Assim, na verdade, são os detalhes da propriedade que mostram quanto é tributado.
O que é pago pelo proprietário?
O valor arrecadado vai ao Tesouro Estadual e cumpre a função de pagar diversas da prefeitura. Assim, inclui contratos de salários e prestação de serviços de servidores públicos locais.
Os proprietários de imóveis que não pagam corretamente o IPTU podem sofrer diversos efeitos adversos, incluindo:
- Aplicação de juros e multas;
- Registro de dívidas em atraso; e
- Em casos graves, perda de bens para saldar dívidas.
A prefeitura de Uberaba normalmente enviará uma nota fiscal ao alojamento para o pagamento do imposto. Portanto, caso não o tenha recebido, deverá contactar o seu município para solicitar uma cópia.
Eles estão disponíveis gratuitamente no site da prefeitura de Uberaba. Agora, a propriedade de um imóvel carrega obrigações aos donos, que decorrem de exigências legais.
Assim, a falta de pagamento gera responsabilidades. Fique atento e, caso não possa pagar à vista, parcele. Mas não deixe de pagar o imposto e de cumprir suas obrigações.
IPTU de Uberaba 2023
A princípio, os moradores de Uberaba já podem emitir a guia de pagamento do IPTU 2023 desde o dia 16 de janeiro. A emissão pode ser feita através do Portal do Cidadão.
Conforme a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o contribuinte que optar pelo pagamento integral à vista terá um desconto de 15%, entre os meses de janeiro e março.
Contudo, quem optar pelo parcelamento, este poderá ser feito em até 3 quotas iguais, mantendo o desconto de 15%. Para quem parcelar em 10 quotas, o desconto será retirado (exceto no caso dos moradores com árvores platadas na calçada).
Além disso, este ano a prefeitura inaugurou a iniciativa IPTU Verde. Com ela, os contribuintes que tiverem uma árvore plantada na calçada do imóvel com 15 cm ou mais, terão direito a mais 5% de desconto na taxa.