Como Funciona IPTU de Apartamento: Está na taxa de Condomínio?

Muitas pessoas querem saber como funciona IPTU de apartamento. Por isso, trouxemos detalhes sobre a cobrança do tributo, quem precisa quitar o valor e se o imposto está vinculado à taxa de condomínio. Portanto, entenda como funciona IPTU de apartamento em todas as acasiões.

Como funciona IPTU de apartamento
Como funciona IPTU de apartamento

Qual o valor do IPTU de um apartamento?

O valor do IPTU depende de uma série de fatores, já que é a prefeitura do município quem estabelece o valor do tributo. Por isso, fatores como localização, cidade, bairro e benfeitorias no imóvel, são alguns fatores que influenciam diretamente o valor final.

O contribuinte deve pagar por todos os imóveis que tiverem no nome dele. No entanto, vale lembrar que apesar de haver um empasse sobre quem de fato precisa pagar o IPTU no que se refere ao aluguel, saiba que o proprietário é quem tem a obrigação junto à prefeitura, no caso, o locator.

O locatário deve pagar o valor do tributo, desde que seja combinado no contrato de locação. Sendo assim, o valor venal, assim como alíquotas e acréscimos são deficinidos pelos municípios.

✓ Evite erros prejuízos na hora de pagar o IPTU:

Imagem: Pexels

Além disso, os valores são reajustados de forma anual, sendo de responsabilidade da prefeitura estabelecer valores, prazos e formas de pagamento.


Como funciona IPTU em prédio?

Antes de qualquer coisa, é importante destacar que o valor do IPTU do apartamento não tem a ver com taxa de condomínio.

Isso porque o primeiro é estabelecido de acordo com o poder municipal. No entanto, a taxa de condomínio é estabelecida de acordo com a quantidade de serviços oferecidos.

Portanto, lazer, esporte, segurança e conforto serão levados em conta para estabelecer o valor final da taxa condominial. Mas condômino paga um IPTU diferente e referente a área do imóvel.

O cálculo do IPTU tem como base o valor venal do imóvel (o equivalente ao preço caso ele fosse colocado à venda). Ele leva em conta a área do terreno, sua localização e a idade da construção. Depois de apurado, são aplicadas as alíquotas definidas pelo governo municipal. 

 A melhor forma de saber é olhando a certidão de propriedade. O imposto considera: -a área total do apartamento -áreas correlatas, como garagens e depósitos -o percentual de área comum a que cada unidade tem direito.  Assim, um apartamento de 70m² de área útil e 30m² de área comum tem um valor de IPTU correspondente a 100m². 

 Fonte: Wikihaus


Precisa pagar IPTU em prédio?

O IPTU precisa ser pago em dia assim como qualquer tributo de qualquer imóvel. Caso você não quite em dia o valor, pode sofrer consequências como multas, nome inserido no serviço de proteção ao crédito e perca do imóvel, em casos mais graves. 

Imagem: Pexels

Contudo, caso esteja inamdimplente e dúvida pendente junto à prefeitura, o acordo do IPTU pode ser feito pelo site. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o portal da pefeitura do seu município;
  • Desse modo, busque a aba IPTU;
  • Insira as informações pedidas;
  • Por fim, realize o envio e analise as pendências

Caso você não puder pagar o valor total, o que é indicado, realize o parcelamento e evite consequências. Veha mais detalhes sobre como funciona IPTU de apartamento.

✓ Pague o IPTU de maneira fácil:


IPTU de apartamento é mais caro?

Depende do imóvel. Contudo, outros pontos são levados em conta e que interferem no valor final do tributo, já que usa além da área do apartamento propriamente dito, espaços correlatos como garagens ou depósitos. Isto é, um percentual de área comum é incidido no valor final do IPTU.

Imagem: Pexels

Se a área do apartamento é 70m² e a área comum é 50m², o valor do IPTU vai incidir sobre 120m².

Por fim, para mais detalhes sobre como funciona IPTU de apartamento, continue acompanhando nosso portal.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sérgio Rodrigues
Formado em Ciências Contábeis, Sérgio Rodrigues é especialista em assuntos relacionados a impostos no Brasil. Escreve para portais online desde 2017 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento do IPTU, afim de auxiliar os contribuintes brasileiros.