O IPTU Osasco 2023 é um tributo obrigatório e que precisa ser pago em tempo hábil. A fim de solucionar as dúvidas identificamos as principais informações sobre valores, segunda via de pagamento e como consultar o IPTU Osasco 2023. Continue acompanhando a seguir.
O que é IPTU?
O IPTU, também chamado de Imposto Predial e Territorial Urbano, deve ser pago pelos proprietários de imóveis.
A prefeitura de cada município é a responsável por estabelecer valores, formas de pagamento e datas para quitação do débito.
Embora ainda haja dúvidas, é dever do locatário do imóvel. Porém, quando alugado, o inquilino pode pagar desde que combinado previamente via contrato de locação.
Os valores do imposto tendem a mudar todos os anos e fatores como mudanças no imóvel, reformas e valorização do bairro. Todos esses valores são levados em consideração no estabelecimento no valor final.
Veja mais detalhes e saiba tudo sobre o IPTU Osasco 2023.
Como pagar o IPTU Osasco 2023?
O pagamento do IPTU em Osasco tem as suas regras próprias, assim como descontos estabelecidos e formas de pagamento.
De antemão, é válido lembrar que os carnês são entregues nas residências, mas caso não chegue em tempo hábil, o contribuinte pode acessar o portal da prefeitura do município. Estar ciente sobre o calendário também evita possíveis irregularidades.
O IPTU Osasco 2023 pode ser pago na totalidade ou respeitando o calendário de parcelas. No município, o pagamento à vista oferece um desconto de 10% para pagamentos até o dia 27 de fevereiro na modalidade débito automático.
Demais contribuintes que optarem pela cota única terão até o dia 15 de março para quitar a taxa. Além disso, também é possível parcelar o IPTU em até 10 parcelas mensais.
Entretanto, o desconto oferecido será de apenas 5,40% sobre o valor do imposto para pagamento realizado até a data do vencimento, sendo 1ª parcela em débito automático, no dia 20 de março, e para os demais contribuintes, em 15 de março.
✓ Evite erros prejuízos na hora de pagar o IPTU:
O tributo – pode ser pago em parcela única ou em até 10 vezes – é calculado a partir de uma fórmula que avalia a área, localização, valor do imóvel e aplica-se uma alíquota (valor percentual) de 1,1% sobre o valor da casa ou prédio e de 2% sobre o valor do terreno, se estiver vago.
O valor do imóvel varia conforme a região e o padrão construtivo.
Desde então, há a correção anual automática que aplica o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), medidor oficial da inflação no Brasil (acumulado de 12 meses). No período apurado para 2022, o índice foi de 10,5%.
Fonte: Prefeitura de Osasco
Quando vence o IPTU de Osasco?
Todos os anos o calendário do IPTU Osasco tende a mudar. As datas levam como base o dia do pagamento à vista. Para ter o desconto, os contribuintes precisam pagar o tributo até dia 15 de março, de acordo com o último calendário.
O parcelamento do IPTU Osasco, pode ser feito em até 10 vezes. O Serviço de Finanças de Osasco informa sobre as datas e consulta de débitos, mas informa que caso haja inadimplência, o contribuinte será penalizado com multas e juros.
Como acessar a 2ª via de pagamento do IPTU Osasco 2023?
A segunda via pode ser acessada de forma online. Para consultar, basta seguir os passos abaixo:
- Acessar o Portal da Secretaria de Finanças clicando aqui;
- Clicar em consulta de débitos;
- Escolha a modalidade de pagamento;
- Imprima o boleto e envie.
No portal, ainda há um chat online, caso o contribuinte tenha dúvidas sobre os valores a serem quitados ou haja alguma irregularidade na cobrança.
Quanto à isenção do IPTU em Osasco, é oferecida para alguns grupos:
- Aposentados e pensionistas;
- Órfãos de pai e mãe.
Em todas as situações descritas acima, para ter direito, é necessário comprovar a renda que precisa ser menor que três salários mínimos e residir no imóvel em que está sendo realizado o pagamento do IPTU Osasco 2023.
Para mais detalhes, continue acompanhando o portal.