IPTU Florianópolis 2023: Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

O IPTU Florianópolis 2023 é um dos tributos obrigatórios que precisam ser pagos no país. Em virtude disso, separamos informações sobre como consultar, assim como valores, datas e 2ª via de pagamento do IPTU Florianópolis 2023. 

IPTU Florianópolis 2023
IPTU Florianópolis 2023

O que é IPTU?

O Imposto Predial e Territorial Urbano é um tributo de categoria obrigatório que precisa ser pago por todos os proprietários de imóveis no território nacional.

Os valores são estabelecidos pelas prefeituras dos Municípios no qual também determina a forma de pagamento alíquotas e disponibiliza informações sobre os boletos do IPTU.

É importante lembrar que algumas prefeituras fazem a entrega dos carnês junto as residências enquanto outras  disponibilizam o boleto no portal oficial da prefeitura na internet.

Vale destacar que os valores do IPTU se dão de forma diferente já que os valores sinais assim como modificações no imóvel ou Bairro afetam diretamente no valor final do IPTU. Veja a seguir mais detalhes e saiba valores do IPTU Florianópolis 2023. 


Como pagar o IPTU em Florianópolis?

O pagamento do IPTU pode ser feito de forma presencial ou online através do Internet Banking. Em Florianópolis, o tributo pode ser pago na modalidade à vista ou parcelada.

A princípio, as pessoas que realizarem o pagamento no formato cota única até o dia 5 de janeiro podem receber desconto de até 20% como incentivo.

Para quem não tiver dívida com o município até 30 de outubro de 2022, o benefício se estende até 20 de janeiro.

✓ Evite erros prejuízos na hora de pagar o IPTU:

IPTU Florianópolis 2023
Imagem: Pexels

Além disso, os contribuintes que não conseguirem cumprir os prazos estabelecidos, podem pagar em conta única com desconto em outras duas oportunidades:

  • 6 de fevereiro com 10% de desconto;
  • 6 de março, com 5% de desconto.

É importante lembrar que esse percentual é disponibilizado aos chamados bons pagadores. De acordo com o governo do município de Florianópolis, esses são os contribuintes que não possuem pendência junto ao órgão.

Entretanto, o desconto no IPTU é dado para aqueles que pagarem até o dia 30 de outubro.

Veja a seguir mais detalhes e saiba como realizar a consulta do IPTU Florianópolis 2023.


Calendário do IPTU Florianópolis 2023

O calendário do IPTU estabelecido de acordo com formato de pagamento. Confira a seguir os prazos para a quitação do débito na modalidade cota única ou por meio do parcelamento que pode ser feito em até 10 vezes.

Foto: Sefaz-Florianópolis

 Confira mais detalhes e saiba como consultar o IPTU Florianópolis 2023.


Como consultar IPTU pelo CPF Florianópolis?

O IPTU em Florianópolis pode ser consultado Por meio do portal oficial da prefeitura de Florianópolis. É importante estar atento as datas, assim como as formas de acesso, já que os carnês podem não ser disponibilizados para as residências dos contribuintes. Confira como se dá a consulta:

Imagem: Prefeitura Florianópolis
  •  Vá para IPTU;
  •  Insira as informações necessárias;
  •  Realiza envio dos dados.

Como se observa, tem direito à isenção somente o proprietário ou possuidor que for aposentado ou pensionista de regime de previdência oficial. Desta forma, esta modalidade de isenção não se aplica a outras formas de pensão (alimentícia, por exemplo) e nem para previdência privada.

Caso o imóvel seja de propriedade comum (condomínio) entre duas ou mais pessoas e uma destas não resida no imóvel, a isenção será indeferida.

Fonte: Prefeitura Florianópolis

Para mais detalhes sobre o IPTU Florianópolis 2023, continue acompanhando este Portal.

✓ Pague o IPTU de maneira fácil:

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sérgio Rodrigues
Formado em Ciências Contábeis, Sérgio Rodrigues é especialista em assuntos relacionados a impostos no Brasil. Escreve para portais online desde 2017 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento do IPTU, afim de auxiliar os contribuintes brasileiros.