IPTU BH Nota 10 2023: Como funciona o desconto no IPTU?

O IPTU BH Nota 10 2023 é uma oportunidade para as pessoas realizarem o pagamento do tributo em um valor mais em conta. Sendo assim, separamos informações sobre o desconto, como realizar a solicitação, assim como os detalhes sobre o IPTU BH Nota 10 2023.

IPTU BH Nota 10 2023
IPTU BH Nota 10 2023

Como funciona o BH Nota 10?

Este é um programa de desconto que fornece redução do IPTU em até 30%. Para conseguir o desconto no valor do desconto é fundamental que o contribuinte realize o cadastro das notas fiscais. Sendo assim, configura como sendo uma oportunidade para os contribuintes.

Vale mencionar que as prefeituras dos municípios são os órgãos responsáveis pela divulgação dos valores dos impostos, assim como as formas de pagamento.

✓ Evite erros prejuízos na hora de pagar o IPTU:

O desconto é disponibilizado por qualquer pessoa que solicitar a nota fiscal junto ao estabelecimento prestadores de serviços e que consequentemente pagam o ISSQN – Imposto sobre serviços de qualquer natureza.

Contudo, é importante lembrar que não vale apenas a realização do cadastro é preciso inserir o CPF na nota para que tenha garantia. Veja mais detalhes a seguir e saiba como conseguir desconto pelo IPTU BH Nota 10 2023.


Como conseguir o desconto no IPTU em BH?

Como mencionado acima, o desconto é ado após o cadastro das notas fiscais no sistema, todas precisam ter o Cadastro de Pessoa Física do contribuinte. Durante o ano, o sistema fica disponível para a inserção das notas.

Geralmente entre os meses de novembro e dezembro, a inserção de novas notas é suspensa e há a contagem de pontos dos quais podem ser transformados em descontos. Pessoas jurídicas não têm mais direito ao desconto, o benefício foi suspenso em 2016.

✓ Pague o IPTU de maneira fácil:

Imagem: Jornal hoje em dia

Já as pessoas físicas começaram a ter os direitos de descontos garantidos após o ano de 2017. Para ter direito aos descontos é fundamental que haja um cadastro no sistema. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo e veja mais detalhes do IPTU BH Nota 10 2023.

Imagem: BH Nota 10
  • Insira as informações necessárias;
  • Logo em seguida será redirecionado ao portal GOV;
  • Clique na opção dúvidas e cadastramento;
  • Envie os dados.

É fundamental que o contribuinte saiba que se a apropriação dos créditos estiver acontecendo pela primeira vez não é necessário realizar cadastro.

Para apropriações posteriores ou alterações em apropriações já realizadas é necessário realizar o cadastramento para obtenção de login e senha. 

 O cadastramento no sistema também será necessário nas seguintes situações:

  • Consultar detalhadamente as notas fiscais recebidas; Incluir, alterar ou excluir imóveis que receberão os créditos; Alterar os valores distribuídos para o(s) imóvel(is) cadastrado(s); Destinar manualmente os créditos para imóvel(is) de terceiros;
  • Apropriação de coobrigados (são proprietários em conjunto com outras pessoas, mas seu nome não consta na guia do IPTU).

Para realizar o cadastramento, é necessário entrar em Cadastro de Usuário de Serviços Digitais – Fazenda e usar a opção “Apropriação para imóveis de terceiros ou alteração de apropriação efetuada” no item APROPRIAR CRÉDITOS.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte


Para acessar os valores do IPTU, assim como ter acesso ao calendário e aos possíveis descontos, basta seguir o passo a passo abaixo:
Imagem: Prefeitura BH
  • Vá para IPTU;
  • Insira os dados pedidos;
  • Clique em enviar.

Por fim, para mais detalhes sobre o IPTU BH Nota 10 2023, continue acompanhando o nosso portal.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sérgio Rodrigues
Formado em Ciências Contábeis, Sérgio Rodrigues é especialista em assuntos relacionados a impostos no Brasil. Escreve para portais online desde 2017 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento do IPTU, afim de auxiliar os contribuintes brasileiros.