Você sabe quais são as cidades com IPTU mais barato 2023? Saiba que alguns municípios brasileiros inauguraram o ano com novidades para quem precisa pagar o IPTU. O benefício já está disponível e incide já neste ano. Confira essa oportunidade e saiba quais são as cidades com IPTU mais barato 2023.
IPTU 2023
Lista das cidades com IPTU mais barato de 2023
- Caxias do Sul: o município, localizado no Rio Grande do Sul se destaca por possuir uma das taxas mais baratas de impostos de modo geral. O IPTU, por sua vez, admite uma taxa de 0,41%, sendo um forte atrativo para quem deseja comprar um terreno.
- Ribeirão Preto: A cidade do interior paulista, apesar de quente, é extremamente atrativa aos brasileiros que desejam comprar terrenos. O IPTU se destaca pois a alíquota gira em torno de 0.60%, bem baixa se olharmos outros municípios do Brasil.
- São José dos Campos: à contra mão dos que muitos pensam que São Paulo é um estado caro para se viver, para quem quer construir sua casa, o município paulista possui uma alíquota de IPTU que gira em torno de 0.71%, bem barata se comparada com inúmeros outros municípios.
- Maringá, Londrina e Brasília: Apesar de pertencentes à estados brasileiros diferentes, os municípios ocupam o 4º lugar da lista, pois apresentam alíquota de IPTU avaliada em 1.0%. Se comparada à média nacional, apesar das cidades serem pontos turísticos, são atrativas para quem deseja comprar um terreno.
- Florianópolis e Porto Alegre: Os municípios também disputam o pódio de cidades mais baratas para comprar terrenos com IPTU mais barato. Com alíquota avaliada em 1.1%, as cidades se destacam porque, além de turísticas, possuem taxa de IPTU mais baixas do que a média nacional.
Lembre-se de que as cidades mais baratas seguem ranqueadas a partir da análise da média nacional. Atualmente, em 2023, a média de IPTU anual é de 1.34%. Assim, tais municípios apresentam alíquota menor e, por isso, estão aqui ranqueadas.
Terreno tem IPTU?
Agora que você conhece quais são os municípios que possuem as alíquotas de IPTU mais baratas, pode ser que novas dúvidas surjam: Quem é dono de terreno, ainda que não haja construção na área, precisa pagar IPTU?
Fonte: Reprodução.