Consultar IPTU 2023: Débitos e Boletos pelo CPF e Inscrição do Imóvel

As formas para consultar o IPTU 2023 podem gerar dúvidas entre as pessoas. De forma fácil, separamos as principais dicas de como realizar o procedimento sem maiores dificuldades. Sendo assim, acompanhe o texto abaixo e veja como consultar o IPTU 2023 e ter acesso aos boletos pelo CPF.

Consultar o IPTU 2023
Consultar o IPTU 2023

O que é IPTU?

O Imposto Predial e Territorial Urbano é obrigatório e precisa ser pago pelos proprietários de imóveis a cada ano. Imóveis como casas, prédios ou estabelecimentos comerciais devem seguir os regulamentos desse tributo.

Já os impostos de propriedades rurais devem ser pagos seguindo as taxas do ITR- Imposto Territorial Rural. Vale lembrar que cada propriedade inscrita no nome do contribuinte deve ser paga de forma separada.

O cálculo do IPTU 2023 leva em consideração o valor venal e os tributos são reajustados anualmente. Esse ajuste leva em consideração não apenas o valor estabelecido pelo município, mas considera também as melhorias no imóvel como reforma e mudanças no geral.

✓ Veja as informações mais importantes sobre o IPTU:

consultar IPTU 2023

O valor pode ser pago total ou parcelado a depender da necessidade do contribuinte. Quanto ao desconto, ele é de responsabilidade do município.

O IPTU deve ser pago respeitando o calendário estabelecido pela prefeitura. Caso haja descumprimento da regra, há o estabelecimento de juros e multas por cada parcela em atraso.

Sempre há a dúvida se quem deve pagar o imposto é o proprietário ou o inquilino. Pois de acordo com a lei de número 8245 do ano de 1991, é de responsabilidade do proprietário a quitação do IPTU. Veja a seguir detalhes e saiba como consultar IPTU 2023.


O que é inscrição do imóvel?

Muitas pessoas têm dúvidas a respeito da inscrição do imóvel. Entretanto, inscrição imobiliária são números em formato de código que servem para identificar o imóvel no sistema da prefeitura do município.

É de acordo com essa inscrição que os valores do IPTU são estabelecidos ao contribuinte.

É importante ressaltar que os regulamentos estabelecidos para o cadastro ou inscrição imobiliária são modificados de acordo com cada município e tem como base a legislação do local.

Porém, vale lembrar que antes do passo a passo sobre como consultar IPTU 2023, é importante saber que há uma diferença entre registro do imóvel e inscrição imobiliária.

consultar IPTU 2023

O registro tem como principal função esclarecer os dados referente à transferência entre os moradores do imóvel. Já a inscrição consta as características detalhadas do imóvel e serve como fonte de informação precisa ao contribuinte.

Para consultar IPTU 2023 é importante lembrar que a inscrição imobiliária está inserida no cadastro municipal e portanto, são utilizados para estabelecimento do valor do imposto predial e territorial urbano.

O tamanho do número de inscrição imobiliária também pode variar em cada região. É bom lembrar que os dados referentes à inscrição do imóvel precisam estar atualizados no sistema cadastral do município. Veja a seguir detalhes e saiba como consultar IPTU 2023  e débitos através do CPF.

✓ Veja outros posts no nosso site:

consultar IPTU 2023


Como consultar IPTU 2023 pelo CPF?

A forma para consultar IPTU 2023  pelo CPF é de grande valia para os contribuintes, entretanto pouca gente sabe como realizar o procedimento.

Vale lembrar que geralmente o carnê dos impostos são recebidos através da residência do contribuinte. Por isso, caso não o receba, basta seguir o passo a passo a seguir: 

  • Acesse o site oficial da prefeitura do seu município, mas, usaremos o IPTU SP como exemplo;
  • Clicar em Sistemas ou impostos;
  • Vá para IPTU;
  • Insira o CPF e acesse.

O sistema pode variar em cada região. Contudo, a forma de acesso é similar.  Para mais detalhes sobre como consultar IPTU 2023, continue acompanhando este portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Consultar IPTU 2023: Débitos e Boletos pelo CPF e Inscrição do Imóvel

Sérgio Rodrigues
Formado em Ciências Contábeis, Sérgio Rodrigues é especialista em assuntos relacionados a impostos no Brasil. Escreve para portais online desde 2017 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento do IPTU, afim de auxiliar os contribuintes brasileiros.