Muitas pessoas têm dúvidas sobre como resolver o IPTU atrasado 2023. Em razão disso, separamos mais informações sobre como consultar, regularizar e realizar pagamento do IPTU atrasado 2023. Veja mais detalhes a seguir.
O que é IPTU?
O Imposto Predial e Territorial Urbanoé um tributo que precisa ser pago por todos os proprietários de imóveis. Os valores assim como os percentuais de desconto são estabelecidos pelas prefeituras dos municípios.
As formas de pagamento também variam a depender da localidade. Entretanto, as modalidades mais comuns são à vista ou na categoria parcelada. Os pagamentos à vista são liberados descontos que variam entre 5% até 20%.
Já o parcelamento do IPTU é outra facilidade para os pagantes. Se o contribuinte seguir as parcelas estabelecidas pelo órgão municipal, não são acrescidos juros.
No entanto, caso haja necessidade de mais parcelas, a empresa do cartão de crédito é responsável pelas cobranças.
✓ Confira estes artigos antes de pagar o IPTU:
Veja mais detalhes sobre como regularizar o IPTU atrasado 2023.
Formas de pagamento do IPTU
As formas de pagamento podem ser escolhidas no próprio site da prefeitura. É importante seguir o calendário do IPTU 2023 para evitar pendência com o órgão.
Muitas pessoas têm dúvida sobre quem precisa pagar o valor anual do imposto. De acordo com a lei, é o proprietário do imóvel que tem obrigação de quitar o IPTU. Entretanto, se houver um acordo prévio, o contratante pode pagar o valor.
O IPTU atrasado 2023 é aquele imposto que não foi pago de acordo com o calendário. É sempre bom se atentar às facilidades para quitação do débito disponibilizado de forma diferente a depender da região.
Acompanhe mais dicas abaixo.
Como pagar o IPTU atrasado?
Para regularizar o IPTU atrasado 2023 é preciso seguir alguns passos. A etapa inicial é consultar o valor pendente através do portal da prefeitura. O segundo passo é identificar o débito.
✓ Pagar o IPTU não precisa ser algo complicado. Veja:
O terceiro e último passo é detectar quais são as condições de pagamento oferecidas pela unidade.
Para consultar o IPTU atrasado 2023 é fundamental acessar o portal da prefeitura do seu município, seguindo o passo a passo abaixo. Exemplo do estado do Rio de Janeiro.
- Acessar o portal da prefeitura do seu estado;
- Clicar em IPTU;
- Preencher as informações pedidas e enviar.
Entre as informações estão dados do imóvel. CPF ou CNPJ do proprietário pode ser pedido. Acompanhe como realizar o pagamento do tributo em atraso.
Como realizar o pagamento?
O pagamento do IPTU atrasado pode ser feito após a consulta e o pedido para da 2ª via do boleto.
Depois do acesso, o pagamento pode ser feito por meio do Internet Banking, utilizando o cartão de crédito ou através do boleto.
O pagamento do IPTU em atraso pode ser feito nas lotéricas ou nos bancos conveniados especificados pelo portal da prefeitura.
O IPTU é calculado sobre o valor venal do imóvel, ou seja, o valor de venda imediata dele. É diferente do valor de mercado, lembrando que o venal pode chegar a até 50% do valor que ele seria de fato vendido. A alíquota estabelecida sobre o valor é diferente em cada município e deve respeitar sua própria legislação.
Fonte: Portal Agente Imóvel
Como calcular o IPTU atrasado 2023?
O cálculo do IPTU em atraso pode ser feito levando em consideração o débito existente. Importante identificar os dias de débito. Geralmente, os juros são diferentes.
Por exemplo, se há uma quantidade de multas emitidas para dias iniciais, o percentual pode mudar a depender dos dias.
Para mais detalhes sobre o IPTU atrasado 2023, continue acompanhando este portal.