IPTU Boa Vista 2023: Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

O IPTU Boa Vista 2023 é um dos tributos obrigatórios pagos pelos proprietários dos imóveis. Em razão disso, separamos detalhes sobre consultas, datas, 2ª via de pagamento do IPTU Boa Vista 2023. Para mais detalhes, continue acompanhando a seguir.

IPTU Boa Vista 2023
IPTU Boa Vista 2023

O que é IPTU?

O Imposto Predial e Territorial Urbano é um tributo de categoria obrigatória que precisa se paga por todos os proprietários de imóveis. Os valores são estabelecidos pela prefeitura de cada município em que determinam também os prazos para quitação dos valores.

Por mais que não haja dúvida entre a população, principalmente quando o imóvel é alugado, são os locadores que tem a obrigação de pagar o valor do IPTU. Os locatários podem quitar o tributo se realizado um acordo junto ao contrato de locação.

As alíquotas também são diferentes e variam a depender de cada região. Fatores como melhorias no imóvel assim como nos bairros contribui para estabelecer o valor final do IPTU.

✓ Evite erros prejuízos na hora de pagar o IPTU:


Formas de pagamento do IPTU Boa Vista 2023

O IPVA pode ser pago à vista ou parcelado. As pessoas que escolherem realizar o pagamento na modalidade cota única podem receber até 20% de desconto como incentivo.

Imagem: Portal Boa Vista

Segundo o governo de Boa Vista, o parcelamento também vai oferecer um desconto no IPTU. No entanto, essa situação não é comum em outros estados. Os contribuintes que realizaram o pagamento de forma parcelada vão receber 10% de desconto de acordo com a lei complementar de número 1223.

A prefeitura mantém uma política de visita esclarecedora aos contribuintes, que evita as penalidades, buscando que o empresário tenha a segurança de que a primeira visita do fisco municipal será apenas educativa, para orientação sobre a regularização da situação da empresa.

O IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano, tem uma alíquota que varia de 0,5% a 2,5%, dependendo do tipo de imóvel, e gera uma média de arrecadação anual de mais de R$20 milhões.

Fonte: Observatório Boa Vista

Veja a seguir mais detalhes sobre os prazos e confira o calendário do  IPTU Boa Vista 2023.


Calendário IPTU Boa Vista 2023

Na tabela do IPTU de Boa Vista, constam as informações sobre as datas de pagamento do tributo na modalidade cota única e parcelada.

O IPTU pode ser dividido em 6 parcelas sendo que a primeira se dá no dia 10 de julho e a última no dia 10 de dezembro.

As parcelas intermediárias estão nos dias 10 de Agosto,10 de setembro e 13 de outubro. A primeira parcela tem vencimento no dia 10 de julho assim como o pagamento da modalidade cota única. Veja mais detalhes sobre o IPTU Boa Vista 2023 a seguir.

Imagem: Pexels

Como consultar o IPTU Boa Vista 2023?

Para realizar a consulta é muito fácil e você pode fazer pelo site. Basta seguir o passo a passo abaixo:

Imagem: Portal Pref. Boa Vista
  • Ir para IPTU;
  • Informar os dados pedidos;
  • Realizar o envio das informações.

A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças (SEPF), renovou automaticamente todos os pedidos de isenção, do Imposto territorial Urbano (IPTU) para os aposentados e pensionistas. A medida tem como objetivo evitar a exposição de idosos a uma eventual transmissão do coronavírus (Covid-19), pois eles estão no grupo mais vulnerável à doença.

Fonte: Folha BV

As formas de pagamento são disponibilizadas após a consulta do IPTU. O beneficiário pode realizar o parcelamento ou pagamento à vista. O boleto pode ser impresso ou o pagamento pode ser realizado através do Internet Banking.

Para mais detalhes continue acompanhando este portal.

✓ Pague o IPTU de maneira fácil:

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

IPTU Boa Vista 2023: Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

Sérgio Rodrigues
Formado em Ciências Contábeis, Sérgio Rodrigues é especialista em assuntos relacionados a impostos no Brasil. Escreve para portais online desde 2017 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento do IPTU, afim de auxiliar os contribuintes brasileiros.