IPTU Macaé 2023: Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

Com a virada do ano, muitos proprietários de imóveis ficam em dúvida quanto ao ao IPTU. Nesse artigo, preparamos uma matéria especial sobre o IPTU Macaé 2023: saiba onde consultar o valor, até que data o pagamento deve ser feito e como imprimir a 2ª via para pagamento.

IPTU Macaé 2023
Fonte: Reprodução/Web

Como o imposto em Macaé é determinado

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), como o nome sugere, é um imposto predial desenvolvido em áreas urbanas. Isso significa que é coletado anualmente de todos os proprietários de residências, prédios ou empresas da cidade.

Como o IPTU incide sobre o imóvel e suas características, o contribuinte paga de forma individual. Se você não possui família, você só pagará imposto relativamente a você. Se possuir mais pessoas, será proporcional.
IPTU Macaé 2023.
Fonte: Reprodução.
O ITU (Imposto Territorial Urbano), por sua vez, é pago se o imóvel for terreno urbano e apenas terreno não urbanizado. Fora das áreas urbanas, o ITR (imposto territorial local) é cobrado com base em vários cálculos e taxas.

Como é feito o cálculo do Valor do IPTU Macaé 2023?

O IPTU é calculado com base no Valor Acessível do imóvel, que é o preço do imóvel fixado pelo governo. Em segundo lugar, a aplicação de tarifas, descontos e sobretaxas fixados pelo município.

O IPTU é calculado anualmente para refletir as avaliações de propriedades e áreas ou mudanças na legislação local. Alguns municípios têm restrições a esse aumento.

IPTU Macaé 2023.
Fonte: Reprodução.

O preço de mercado é basicamente o preço de venda do imóvel determinado por uma instituição pública. Fatores como idade e localização da propriedade são levados em consideração.

Ou seja, tanto no estado do Rio de Janeiro ou em outro do Brasil, as bases de cálculos são as mesmas, mas não é possível dizer que as taxas de IPTU serão as mesmas ao longe de todo o município de Macaé – RJ.


Prefeitura de Macaé – RJ

A Prefeitura de Macaé disponibiliza eletronicamente a Edição do Guia de Arrecadação do IPTU , ITU e ITR. Ou seja, todos os impostos a serem pagos ao município, é possível imprimir no próprio site da prefeitura.

A emissão de faturas eletronicamente permite que os contribuintes prevejam seus pagamentos de impostos, recebam-nos com segurança e antecedência e garantam o financiamento do governo local.

Outra vantagem essencial para o município atual é a economia de recursos naturais gerada pela não impressão de folhetos tradicionais. Acessando o Sistema de Boleto.

IPTU Macaé 2023.
Fonte: Reprodução.

O pedido de isenção do IPTU/TSP 2023 deve ser feito pelo sistema remoto até o vencimento da primeira parcela ou cota unificada. Algumas modalidades de parcelamento permitem desconto. Consulte o site da prefeitura.

Assim, se você pretende quitar de uma vez, o boleto deve ser impresso até o pagamento e pago da mesma forma. Para quem pretende realizar dessa forma, é o formato que permite descontos também.


Modalidades de pagamento do IPTU Macaé 2023

O IPTU admite pagamento à vista ou parcelado. Se parcelado, vão até o final do ano. Suas opções dependerão dos planos financeiros de cada indivíduo. Assim, o sistema admite as modalidades de acordo com os interesses do pagante.

Não há cobrança adicional, mas a maioria das prefeituras oferece um desconto único para incentivar os pagamentos em dinheiro, assim como é o caso de Macaé – RJ, para incentivar as pessoas para pagarem.

Os especialistas recomendam aproveitar os descontos e pagar à vista sempre que possível, principalmente se a taxa de juros do seu investimento for baixa. A quantidade de alívio varia de acordo com o município.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sérgio Rodrigues
Formado em Ciências Contábeis, Sérgio Rodrigues é especialista em assuntos relacionados a impostos no Brasil. Escreve para portais online desde 2017 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento do IPTU, afim de auxiliar os contribuintes brasileiros.