IPTU Nova Iguaçu 2023: Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

O IPTU Nova Iguaçu 2023 é um tributo obrigatório e com valores estabelecidos pelo município. Em razão disso, trouxemos informações sobre valores, como consultar valores, débitos, pendências e como funciona o acesso a 2ª via de pagamento do IPTU Nova Iguaçu 2023.

IPTU Nova Iguaçu 2023
IPTU Nova Iguaçu 2023

O que é IPTU?

O Imposto Predial e Territorial Urbano é um tributo pago pelos proprietários de imóveis. O valor pode ser pago pelo locatário se assim for combinado e acordado em contrato. Os valores precisam ser pagos de acordo com o calendário estabelecido pela prefeitura do município.

As possibilidades e facilidades de pagamento também variam de cada região. Geralmente, as pessoas que decidem realizar o pagamento do IPTU à vista conseguem desconto como incentivo. O pagamento parcelado pode ser feito pelo cartão de crédito.

Entretanto, as prefeituras disponibilizam parcelamento em mais vezes para quem deseja maiores prazos para quitação do débito. Veja mais detalhes abaixo.

✓ Veja as informações mais buscados sobre o IPTU:


Formas de pagamento do IPTU em Nova Iguaçu 2023

O IPTU Nova Iguaçu 2023 pode ser pago à vista ou parcelado. As pessoas que escolherem a modalidade à vista tem direito a 10% de desconto, entretanto é preciso obedecer o calendário que estipula que o desconto seja admitido aos pagantes que quitarem o valor até dia 21 de fevereiro.

Já o parcelamento do IPTU pode ser realizado em até 10 vezes. O município disponibiliza que os carnês sejam recebidos nas residenciais dos contribuintes.

Porém, a prefeitura informa que caso os boletos não cheguem a tempo, é fundamental que o acesso seja feito pelo site oficial da prefeitura.

Imagem: Flickr

O carnê do IPTU pode ser sacado de forma instantânea através do portal do contribuinte. Em relação aos anos anteriores, o valor do imposto sofreu um reajuste equivalente a 10,42%. Continue acompanhando e saiba as datas do tributo.


Quais as datas para pagamento do IPTU Nova Iguaçu 2023?

O calendário de pagamento do IPTU EM Nova Iguaçu tem a principal função de informar, esclarecer e auxiliar na adimplência dos pagantes. As parcelas são chamadas de cotas e de acordo com o município, o contribuinte tem até 10 cotas. São elas:

  • 1ª cota – 15 de março
  • 2ª cota – 18 de abril
  • 3ª cota – 16 de maio
  • 4ª cota – 15 de junho
  • 5ª cota – 15 de julho
  • 6ª cota – 15 de agosto
  • 7ª cota – 15 de setembro
  • 8ª cota – 17 de outubro
  • 9ª cota – 16 de novembro
  • 10ª cota – 15 de dezembro

Como mencionado acima, a cota única precisa ser paga no dia 21 de fevereiro. Acompanhe e saiba mais sobre o IPTU Nova Iguaçu 2023.


Como consultar o IPTU de Nova Iguaçu?

O débito pode ser consultado no portal da prefeitura do município. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

Imagem: Prefeitura Nova Iguaçu
  • Vá para IPTU;
  • Informe os dados;
  • Clique em consultar.

Informações sobre o imóvel também podem ser solicitadas no momento do acesso.

As facilidades de pagamento são explicitadas após a consulta. O IPTU pode ser pago online através do Internet Banking ou por meio de boletos que podem ser quitados nas agências bancárias conveniadas ao município.

✓ Veja como pagar o IPTU de maneira facilitada:

O não pagamento do IPTU pode fazer com que o contribuinte seja inscrito no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN). Além disso, as empresas que possuem dívidas de IPTU não podem participar de licitações e concorrências públicas.

Todo o dinheiro arrecadado com o imposto fica no município, podendo ser usado para melhorias na cidade. O valor do IPTU é definido pelos municípios, com base no valor venal da propriedade multiplicado pela alíquota estabelecida.

Fonte: Portal FDR

Para mais detalhes sobre o assunto, continue acompanhando este portal.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sérgio Rodrigues
Formado em Ciências Contábeis, Sérgio Rodrigues é especialista em assuntos relacionados a impostos no Brasil. Escreve para portais online desde 2017 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento do IPTU, afim de auxiliar os contribuintes brasileiros.