IPTU Palmas 2023: Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

O IPTU Palmas 2023 é um tributo obrigatório que precisa ser pago seguindo o calendário estabelecido pela prefeitura. Desse modo, separamos informações sobre como consultar valor, calendário e 2ª via de pagamento do IPTU Palmas 2023. Para mais detalhes, acompanhe a seguir.

IPTU Palmas 2023
IPTU Palmas 2023

O que é IPTU?

O Imposto Predial e Territorial Urbano mais conhecido como IPTU é um tributo de caráter municipal, sendo assim, as prefeituras são responsáveis por estabelecer os valores que levam em consideração o valor venal e a alíquota assim como os prazos para pagamento do valor.

Os proprietários de imóveis são os responsáveis pelo pagamento do IPTU independentemente de ser casa, apartamento, sala comercial, ou qualquer outra propriedade que esteja em região urbanizada.

De acordo com a avaliação do imóvel é que serão estabelecidos os valores do IPTU, desse modo, benfeitorias no imóvel melhorias assim como mudança nas ruas ou bairros refletem no aumento do valor do IPTU.

✓ Pague o IPTU de maneira fácil:

Imagem: Pexels

Em caso de locação do imóvel locador é o responsável pelo pagamento do IPTU, exceto em casos de acordo estabelecido em contrato formal. Veja mais detalhes e saiba informações sobre as formas de pagamento do IPTU Palmas 2023.


Formas de pagamento do IPTU em Palmas

As formas de pagamento são duas: o parcelamento e a modalidade cota única. Em Palmas, os contribuintes que desejarem pagar o valor à vista terão 10% de desconto sobre o valor final, a fim de evitar a inadimplência.

As pessoas que desejarem realizar o parcelamento do IPTU podem solicitar o procedimento através do portal oficial da prefeitura de Palmas por meio da Secretaria de Finanças e pode parcelar o valor em até 10 vezes.

O valor da parcela precisa ser acima de R$ 79,40 de acordo com a Secretaria Municipal de finanças- Sefin. De acordo com Rogério Ramos, o titular da Sefin, o contribuinte precisa entender as informações inseridas nos boletos do IPTU 2023.

Imagem: Vida de Turista

Juntamente com o boleto serão realizadas as cobranças referentes a contribuição para custeio do serviço de iluminação pública, COSIP, além da taxa de coleta do lixo – TCL.

O pagamento do IPTU de Palmas 2023 pode ser realizado de forma online através do Internet Banking por meio dos aplicativos do seu banco através dos smartphones ou de forma presencial nas casas lotéricas ou nas agências bancárias conveniadas.

É importante lembrar que os carnês são direcionados às residências dos contribuintes, entretanto, é necessário que caso os boletos não cheguem em tempo hábil, o acesso devo ser feito junto ao portal da prefeitura.

Os imóveis que não são edificados, a guia de pagamento do Imposto pode ser retirada na Avenida JK Shopping Capim Dourado e o Shopping da Cidadania em Taquaralto. Continue acompanhando as informações e saiba sobre as datas para pagamento do IPTU Palmas 2023.


Qual o calendário do IPTU Palmas 2023?

O calendário apresenta as datas do pagamento do IPTU em cota única e referentes aos parcelamentos. Acompanhe a seguir: 

  • 1ª parcela ou parcela única – dia 15 de março;
  • 2ª parcela – dia 15 de abril;
  • 3ª parcela – dia 16 de maio;
  • 4ª parcela – dia 15 de junho;
  • 5ª parcela – dia 15 de julho;
  • 6ª parcela – dia 15 de agosto;
  • 7ª parcela – dia 15 de setembro;
  • 8ª parcela – dia 17 de outubro;
  • 9ª parcela – dia 16 de novembro;
  • 10ª parcela – dia 15 de dezembro

Saiba como consultar o valor do tributo veicular em Palmas a seguir.


Como consultar o IPTU Palmas 2023?

Para consultar o IPTU Palmas 2023, basta seguir as instruções abaixo e todo o processo acontece online.

Imagem: Portal Pref Palmas
  • Vá para IPTU;
  • Insira as informações pedidas;
  • Clique em consultar.

 A forma de pagamento pode ser escolhida pelo contribuinte no momento de acesso. Para mais informações sobre o IPTU Palmas 2023, continue acompanhando este portal.

✓ Evite erros prejuízos na hora de pagar o IPTU:

 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

IPTU Palmas 2023: Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

Sérgio Rodrigues
Formado em Ciências Contábeis, Sérgio Rodrigues é especialista em assuntos relacionados a impostos no Brasil. Escreve para portais online desde 2017 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento do IPTU, afim de auxiliar os contribuintes brasileiros.