IPTU Uberlândia 2023: Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

O IPTU Uberlândia 2023 é um tributo obrigatório que deve ser pago pelos proprietários de imóveis. Em razão disso, selecionamos informações sobre valores, prazos e 2ª via de pagamento. Acompanhe detalhes sobre o IPTU Uberlândia 2023.

IPTU Uberlândia 2023
IPTU Uberlândia 2023

O que é IPTU?

O Imposto Predial e Territorial Urbano mais conhecido como o IPTU, é um tributo obrigatório de responsabilidade das prefeituras dos Municípios, os quais estabelecem valores, prazos e formas de pagamento.

Quem não pagar o IPTU respeitando as datas estabelecidas pelos órgãos municipais, estarão suscetíveis a multa e juros e terão o nome inserido na dívida ativa. Em um contrato de aluguel, o locador é responsável pelo pagamento do tributo, a não ser que haja acordo prévio que haja o consentimento das partes.

✓ Evite erros prejuízos na hora de pagar o IPTU:


Como pagar o IPTU Uberlândia 2023?

Com a digitalização dos serviços, o contribuinte não precisa se dirigir a Prefeitura do Município para ter acesso ao boleto do IPTU. Por meio do portal oficial do órgão são disponibilizadas as guias de pagamento, assim como as formas de quitação do débito.

O imposto pode ser pago integralmente por meio da modalidade cota única ou de forma parcelada. Vale lembrar que as pessoas que escolherem o pagamento à vista, recebem desconto no IPTU como incentivo.

O desconto para pagamento integral de 10% é o percentual máximo oferecido. Inicialmente, são oferecidos reajuste de 8% e 5% para as datas estabelecidas, e o parcelamento pode ser feito em até 6 vezes.

Imagem: JConcursos

Nessa modalidade não são disponibilizados descontos aos contribuintes. Veja a seguir o calendário do IPTU Uberlândia 2023.


Calendário do IPTU Uberlândia 2023

O calendário do IPTU Uberlândia 2023 tem a principal função de informar os contribuintes sobre as datas levando em consideração as formas de pagamento.

De acordo com a Prefeitura de Uberlândia, o desconto de 8% é para contribuintes que realizaram o pagamento até 31 de Março. O percentual de reajuste equivalente a 5% é para aqueles que escolherem pagar o boleto até 28 de Abril.

Já o parcelamento é feito nas seguintes datas:

  •  29 De Abril;
  •  31 de Maio;
  •  30 de Junho;
  •  29 de Julho;
  •  30 de Agosto;
  •  30 de Setembro.

Para realizar o parcelamento, o valor do tributo tem que ser superior a R$ 91,80. Acompanhe detalhes e saiba como consultar o tributo imobiliário em Uberlândia.

Imagem: Portal G1

Como consultar o IPTU Uberlândia 2023?

A consulta dos valores pode ser realizadas de forma online no site da prefeitura. Confira o passo a passo abaixo.

Imagem: Prefeitura Uberlândia
  •  Vá para IPTU;
  •  Escolha a modalidade de pesquisa;
  •  Preencha os dados pedidos.

Para realizar a consulta, o acesso precisa ser feito por meio de três passos. O passo inicial é a inscrição no qual deve se informar sobre o número do imóvel cadastrado.

O segundo passo é referente a verificação na qual o portal da Prefeitura de Uberlândia oferece um código para garantir a segurança e a veracidade das informações.

O terceiro e último passo para consultar o IPTU, é a consulta propriamente dita momento este que só será liberado após o preenchimento das duas etapas anteriores. A segunda via por estar acessada da mesma forma. 

Tem direito à isenção do IPTU quem tem um único imóvel com até 70m² construídos em Uberlândia e com característica popular, como as unidades de programas habitacionais.

Fonte: Portal G1

Para mais detalhes sobre o IPTU Uberlândia 2023 e assuntos relacionados ao tributo, continue acompanhando este Portal.

✓ Pague o IPTU de maneira descomplicada:

 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

IPTU Uberlândia 2023: Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

Sérgio Rodrigues
Formado em Ciências Contábeis, Sérgio Rodrigues é especialista em assuntos relacionados a impostos no Brasil. Escreve para portais online desde 2017 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento do IPTU, afim de auxiliar os contribuintes brasileiros.