IPTU Verde 2023: Como funciona? Como conseguir desconto?

O IPTU Verde 2023 é uma grande chance para você que procura pagar um valor menor do tributo. Em razão disso, separamos dicas sobre o programa, assim como formas de solicitação e tudo que se refere ao IPTU Verde 2023. Continue acompanhando mais informações e não perca os detalhes abaixo.

IPTU Verde 2023
IPTU Verde 2023

Quem criou o IPTU Verde?

A ideia do IPTU Verde começou no estado do Rio de Janeiro por meio da Lei de número 4984 e utilizando a arrecadação do tributo como forma de melhorar o meio ambiente.

Inicialmente foi disponibilizado um desconto equivalente a 3% para pessoas que seguiam as regras do desenvolvimento sustentável.

Com isso, outros estados se viram motivados a começar o projeto e contribuir com a conservação do meio ambiente.

✓ Evite erros prejuízos na hora de pagar o IPTU:

É importante mencionar que o programa influencia diretamente na ação da construção civil e nos projetos. Veja a seguir mais informações e saiba tudo sobre o IPTU Verde 2023.


O que é o Programa IPTU Verde?

O programa é visa preservar e regenerar o meio ambiente. Para incentivo, às prefeituras estabelecem descontos que variam de 5% até 10%.

Imagem: A Cidade On

Vale mencionar que outra forma de incentivo no IPTU é o fato da possibilidade de acumular os descontos. Vale lembrar também que os benefícios e facilidades dependem de cada cidade, assim como o estabelecimento de benefícios das pessoas que visam abraçar a causa.

Os descontos são disponibilizados por meio das pontuações, que podem chegar a 100%, a depender da ação.

✓ Pague o IPTU de maneira fácil:

O IPTU Verde ou Ecológico, tem como objetivo reduzir a taxa de contribuição para aqueles que adotam ações e práticas consideradas sustentáveis em seus empreendimentos. O tripé da sustentabilidade também é aplicado e, nada mais justo do que incentivar a sociedade por meio de seus imóveis.

Por isso, cada cidade tem a liberdade de aderir ou não ao programa IPTU Verde. É também livre para estabelecer a forma como será aplicada. Infelizmente, com as dificuldades de receitas das prefeituras, as iniciativas ainda são muito tímidas e em poucas localidades.

Equilibrar o meio ambiente e o meio urbano é uma meta fundamental para preservar não somente os recursos naturais, mas também a qualidade da vida humana.

Fonte: Portal 3TC

Imagem: O Diário de Maringá

Entre as principais ações que são tidas como contribuições para o projeto são:

  •  Aquecimento solar;
  • Calçadas ecológicas;
  • Captação da água da chuva;
  • Coleta seletiva do lixo;
  • Energia fotovoltaica;
  • Lâmpada LED;
  • Telhado verde;
  • Entre outros.

Veja a seguir mais informações, saiba como solicitar o IPTU Verde 2023 e entenda quais são as vantagens e benefícios de quem é agregador do programa.

Quais as vantagens do programa?

Além da redução do valor do IPVA, o projeto traz muitos benefícios para o município, contribuinte e para o meio ambiente como um todo. A economia de água e energia é o segundo fator benéfico do programa.

Com o uso de recursos mais econômicos, como a utilização de energia solar, por exemplo, os gastos em uma residência sofrem redução de forma drástica. Entretanto, é importante mencionar que não é a curto prazo.

Imagem: Wikimedia

Inicialmente, por mais que o investimento seja um pouco alto, o feedback é extremamente positivo. O marketing verde é outro ponto positivo.

Empresas que são amigas da natureza e em prol do ecologicamente correto tendem a ganhar uma maior visibilidade no mercado.


Como conseguir desconto no IPTU Verde 2023?

Para conseguir desconto por meio do programa é preciso inicialmente identificar se a sua cidade abraçou a causa. Entre os estados que mantém o projeto ativo estão:

  • São Paulo;
  • Bahia;
  • Rio de Janeiro;
  • Amazonas;
  • Paraná;
  • Pernambuco;
  • Espírito Santo.

Sendo assim, a dica principal é acessar o portal da prefeitura do seu município e se informar. Siga o passo a passo abaixo, utilizamos como exemplo a prefeitura de São Paulo:

  • Acesse o portal da prefeitura do seu município;
Imagem: Prefeitura SP
  • Busque por IPTU Verde;
  • Siga as regras.

De forma presencial, busque o setor de tributação do seu município e leve todas as documentações que comprovem ações sustentáveis em sua residência.

Por fim, o projeto serve para reformas ou construções. Desse modo, para ver mais detalhes sobre o IPTU Verde 2023, continue acompanhando este portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

IPTU Verde 2023: Como funciona? Como conseguir desconto?

Sérgio Rodrigues
Formado em Ciências Contábeis, Sérgio Rodrigues é especialista em assuntos relacionados a impostos no Brasil. Escreve para portais online desde 2017 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento do IPTU, afim de auxiliar os contribuintes brasileiros.