Para onde Vai o Dinheiro do IPTU? Quem recebe o como é usado

Muitos brasileiros têm dúvidas e perguntam: Para onde vai o dinheiro do IPTU? O imposto é pago anualmente e configura como sendo uma das maiores responsabilidades dos brasileiros. Veja a seguir mais informações e saiba: Para onde vai o dinheiro do IPTU?

Para onde vai o dinheiro do IPTU?
Para onde vai o dinheiro do IPTU?

Quem é obrigado a pagar o IPTU?

O IPTU é um dos tributos pagos pelos brasileiros. Sendo assim, as prefeituras se encarregam anualmente de liberar os valores, assim como as formas de pagamento.

Em sua grande maioria, há um desconto no IPTU para pagamento à vista. Isso acontece por meio de descontos que variam entre 5% até 20%.

Os valores podem ser pagos por meio de boletos nas casas lotéricas ou através do Internet Banking.

Atualmente, algumas cidades estabelecem o PIX como uma das formas de pagamento, no qual se torna uma facilidade já que o pagamento é feito de forma imediata. Veja mais detalhes e saiba: Para onde vai o dinheiro do IPTU?

✓ Evite erros prejuízos na hora de pagar o IPTU:


Quem é isento do pagamento do IPTU?

Em sua grande maioria, a isenção do IPTU é garantida para idosos, deficientes ou pessoas inscritas no Cadúnico. Além disso, é preciso comprovar renda que não pode ser maior que 3 salários mínimos.

Ser inscrito no Programa do Governo Federal também garante isenção. Contudo, é fundamental comprovar as informações logo após a solicitação. Porém, cada município estabelece as próprias regras. 

Imagem: Pexels

Outro assunto digno de dúvidas por parte dos contribuintes é sobre os valores. Os valores dos impostos também são modificados a depender de cada cidade.

No cálculo é levado em conta a alíquota que é o percentual de cada cidade e o valor venal que é uma base sobre o preço do imóvel.

Pontos como localização, bairro e benfeitorias no imóvel podem alterar o valor do IPTU. Veja mais detalhes e saiba: Para onde vai o dinheiro do IPTU?


Como realizar o pagamento do IPTU?

O pagamento é determinado por cada prefeitura. Para ter acesso ao valor ou ao parcelamento do IPTU, se assim for necessário, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse a prefeitura do seu município, como exemplo, estado de São Paulo;
Imagem: Prefeitura SP
  • Clique em IPTU;
  • Insira os dados pedidos e envie.

Mas, afinal: Para onde vai o dinheiro do IPTU?


Para onde vai o dinheiro do IPTU?

Os valores arrecadados pelo município ficam na mesma região. O tributo é designado para custos com saúde, educação, cultura e lazer. Consequentemente, obras na cidade também utilizam o IPTU como forma de pagamento.

✓ Pague o IPTU de maneira fácil:

Quer dizer: todos os impostos, inclusive o IPTU, formam uma caixa única, e são direcionados percentualmente para cada um dos setores da administração pública, conforme prevê a legislação tributária.

Imagem: Pexels

Por isso, quando alguém reclama, por exemplo, que paga IPTU e a rua onde mora está esburacada, direciona mal a reclamação. Igualmente sem fundamento legal é utilizar o fato de pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para reclamar da má conservação de estradas, ou do custo de pedágio.

Fonte: Imóvel Web

Caso o contribuinte não pague os valores em tempo oportuno será sujeito a multas e juros. A inadimplência progressiva pode acarretar na perda do imóvel. 

Quando uma pessoa atrasa o pagamento do IPTU ela poderá ser inscrita na Dívida Ativa do Município, ou seja, a prefeitura da cidade poderá buscar o pagamento em atraso na justiça. Outra consequência é que o dono do imóvel pode encontrar problemas e impedimentos na hora de vendê-lo ou alugá-lo. Por isso, pagar o IPTU atrasado é muito importante.

Fonte: Foregon

Para mais detalhes sobre imóveis assim como valores do IPTU, continue acompanhando este portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Para onde Vai o Dinheiro do IPTU? Quem recebe o como é usado

Sérgio Rodrigues
Formado em Ciências Contábeis, Sérgio Rodrigues é especialista em assuntos relacionados a impostos no Brasil. Escreve para portais online desde 2017 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento do IPTU, afim de auxiliar os contribuintes brasileiros.