É melhor pagar o IPTU à vista ou Parcelado? Veja as vantagens

Muitos pessoas perguntam se é melhor pagar o IPTU à vista ou parcelado? Por isso separamos mais detalhes sobre o assunto, assim como as facilidades de cada forma de pagamento. Veja a seguir saiba se é melhor pagar o IPTU à vista ou parcelado?

É melhor pagar o IPTU à vista ou Parcelado
É melhor pagar o IPTU à vista ou Parcelado

Quem precisa pagar o IPTU?

Os proprietários de imóveis são responsáveis pelo pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano. Além disso, os valores são estabelecidos pela prefeitura de cada município que determina as formas de pagamento assim como os percentuais de desconto.

✓ Evite erros prejuízos na hora de pagar o IPTU:

O IPTU deve ser pago anualmente a fim de evitar multas e pendências. Caso o contribuinte esteja inadimplente com a Prefeitura do Município, o órgão vai entrar em contato por meio de telefone e-mail a fim de haver o pagamento da dívida.

Os devedores entram na lista de dívida ativa pelo órgão e devem realizar o pagamento o quanto antes a fim de evitar a perda do imóvel por meio de leilão.

É melhor pagar o IPTU à vista ou Parcelado
Imagem: Wikimedia

No caso de imóveis alugados, o inquilino pode realizar o pagamento do IPTU desde que combinado de forma prévia por meio de contrato. Veja mais Informações e saiba se: É melhor pagar o IPTU à vista ou parcelado?


Onde encontrar o valor do IPTU à vista ou parcelado?

O valor do IPTU é pago a depender de cada município, a situação do imóvel assim como possíveis benfeitorias no bairro e localidade são características que influenciam no valor final do tributo.

O valor de mercado também influencia no preço do IPTU, como por exemplo, o valor venal e as alíquotas estabelecidas e determinadas para os impostos. O prazo de pagamento também é determinado por cada localidade.

Imagem: Pexels

Para isso as prefeituras liberam uma tabela em que consta os prazos para os pagamentos na modalidade à vista ou parcelado. Veja a seguir mais detalhes e saiba como funciona a cada modalidade.


Quais as formas de pagamento do IPTU?

Geralmente as formas de pagamento do IPTU são o parcelamento e o pagamento do valor integral. A quantidade de parcelas depende de cada prefeitura. Entretanto, o prazo disponibilizado equivale a três até 5 parcelas.

✓ Pague o IPTU de maneira fácil:

Já o pagamento à vista, proporciona descontos que variam entre 5% até 20%. Por isso, você deve acessar o Portal oficial da prefeitura do município informar os dados para ter acesso ao boleto e valores pendentes.


É melhor pagar o IPTU à vista ou parcelado?

Muitas pessoas perguntam qual a melhor forma de quitar o boleto do IPTU.  Contudo vale lembrar que tudo depende da situação financeira do proprietário do imóvel.

Sabe-se que quando há pendências, quanto mais rápido forem pagas os valores, melhor para o devedor.

Imagem: Pexels

Os contribuintes que escolhem o pagamento de forma totalitária recebem um desconto como incentivo para quitação dos débitos.

Em contrapartida, o parcelamento existe para que os contribuintes consigam quitar as dívidas levando em conta menores valores e preservando o CPF já que o nome não será inserido no serviço de proteção ao crédito .

Outra explicação para quem de fato escolhe o pagamento à vista é a existência de percentuais de desconto .Geralmente as prefeituras dos municípios disponibilizam parcelamentos em até 10 vezes sem juros.

Contudo o essencial é verificar as facilidades disponibilizadas pelo órgão responsável por sua cidade, para isso basta acessar o Portal oficial e clicar na aba IPTU.

Para mais detalhes e responder a pergunta se: É melhor pagar o IPTU à vista ou parcelado?  Continue acompanhando o nosso portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

É melhor pagar o IPTU à vista ou Parcelado? Veja as vantagens

Sérgio Rodrigues
Formado em Ciências Contábeis, Sérgio Rodrigues é especialista em assuntos relacionados a impostos no Brasil. Escreve para portais online desde 2017 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento do IPTU, afim de auxiliar os contribuintes brasileiros.