IPTU Vitória 2023: Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

O IPTU Vitória 2023 é um dos tributos obrigatórios pagos pelos moradores do município. Em virtude disso, separamos informações sobre valores, calendário,  2ª via e tudo que você precisa saber sobre o IPTU Vitória 2023. Veja a seguir mais detalhes abaixo.

IPTU Vitória 2023
IPTU Vitória 2023

O que é IPTU?

O Imposto Predial e Territorial Urbano é um tributo que precisa ser pago anualmente. Os valores assim como as facilidades de pagamento sçao estabelecidas pelos governos locais.

Como o pagamento é obrigatório caso o valor não seja pago nas datas estabelecidas pelos orgãos, os contribuintes estão sujeitos aos pagamentos de multas e juros.

✓ Pague o IPTU de maneira fácil:

Os valores do IPTU diferenciam com o passar dos anos e a depender de cada local, isso porque as alíquotas e o valor venal são diferentes em cada lugar. Confira a seguir mais informações e detalhes sobre as formas de pagamento do IPTU Vitória 2023.

Imagem: Pexels

Formas de pagamento do IPTU Vitória 2023

As formas de pagamento do IPTU em Vitória acontecem na modalidade cota única e parcelada. As pessoas que escolhem o pagamento à vista recebem um desconto como incentivo. O percentual depende de cada local.

Em Vitória, o desconto disponibilizado é de 10% para pagar em sua totalidade. O parcelamento pode ser efetuado em até 10 vezes, seguindo o calendário estabelecido pela prefeitura.

Vale lembrar que os contribuintes recebem os boleo nas residências, caso contrário, o documento pode ser acessado no portal oficial da prefeitura. Após o acesso, as formas de pagamento são apresentadas pelo site.

Outro percentual de desconto oferecido é 8%, para outro público alvo. Confira mais detalhes sobre o IPTU Vitória 2023 abaixo.


Quando vence o IPTU de Vitória?

O calendário estabelece as datas para os dois tipos de pagamento. Para quem efetuar o pagamento antes do dia 22 de março recebe o desconto de 10%.

As pessoas que quitarem o valor no dia 22 de março, o desconto no IPTU cai para 8%. Já o parcelamento se dá nos meses subsequentes para parcelas superiores a R$ 100. 

Imagem: Portal Fazcomex

Caso as parcelas do IPTU sejam menores que R$ 100, o valor poderá ser dividido em até 5 vezes.

Na guia de pagamento há a união do TCRS – Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos e COSIP – Contribuição para custeio dos Serviços de Iluminação Pública, além do valor cobrado referente ao IPTU.

As datas são:

  • Cota única ou parcela 1: 22 de março;
  • Parcela 2: 22 de abril;
  • Parcela 3: 24 de março;
  • Parcela 4: 22 de junho;
  • Parcela 5: 22 de julho;
  • Parcela 6: 22 de agosto;
  • Parcela 7: 22 de setembro;
  • Parcela 8: 21 de outubro;
  • Parcela 9: 21 de novembro;
  • Parcela 10: 22 de dezembro.

Veja como consultar os valores do IPTU Vitória 2023 e ter acesso às formas de pagamento.


Como consultar IPTU de Vitória?

Para consultar o IPTU Vitória 2023, basta seguir o passo a passo abaixo;

Imagem: Prefeitura Vitória
  • Vá para IPTU;
  • Insira os dados pedidos;
  • Realize o envio dos dados.

Como o IPTU incide sobre a propriedade, o contribuinte deverá pagar pelo número de imóveis em seu nome. Se for um, paga imposto só de um; se forem dez, paga imposto de dez -cada um com seu valor específico.

Se a propriedade for urbana, mas for apenas um terreno, sem construção, paga-se o ITU (Imposto Territorial Urbano). Se for fora do perímetro urbano, incide o ITR (Imposto Territorial Rural), com base de cálculos e alíquotas diferentes do IPTU.

Fonte: Portal UOL

Para mais informações sobre o IPTU Vitória 2023, continue acompanhando este portal.

✓ Evite erros prejuízos na hora de pagar o IPTU:

 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

IPTU Vitória 2023: Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

Sérgio Rodrigues
Formado em Ciências Contábeis, Sérgio Rodrigues é especialista em assuntos relacionados a impostos no Brasil. Escreve para portais online desde 2017 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento do IPTU, afim de auxiliar os contribuintes brasileiros.