Como ter desconto no IPTU 2023 com a Nota Carioca? Detalhes!

Muitas pessoas se perguntam: como obter desconto no IPTU 2023 com a nota carioca? Se esse for sua dúvida, veja aqui como conseguir redução no valor do tributo e quais são os outros benefícios do programa. Quer saber como obter desconto no IPTU 2023 com a nota carioca? Veja mais detalhes a seguir.

Como obter desconto no IPTU 2023 com a nota carioca
Como obter desconto no IPTU 2023 com a nota carioca

Quais são os benefícios da Nota Carioca?

O programa Nota Carioca foi criado com a principal intenção de evitar a inadimplência e contribuir para a cobrança dos tributos municipais.

Desse modo, o contribuinte pode conseguir descontos de até 100% no valor do IPTU e resgatar os bônus em forma de dinheiro através da conta corrente.

Independentemente de serem comerciais ou residenciais, o programa informa que a transferência pode ser realizada de forma online junto ao site do Nota Carioca. Veja mais detalhes e saiba: como obter desconto no IPTU 2023 com a nota carioca?

✓ Evite erros prejuízos na hora de pagar o IPTU:


Como obter desconto no IPTU com a Nota Carioca?

As pessoas que se cadastraram no sistema tem direito aos valores. Entretanto, é importante pontuar que para ter direito ao desconto deve-se cadastrar o CPF na nota fiscal e depois realizar o login no portal do programa.

Com isso, por meio dos registros de compras e transações com notas fiscais é gerado o ISS e os créditos em formato de bônus são inseridos no cadastro do contribuinte. Com esses valores pode haver o abatimento integral do IPTU.

Os imóveis que estão em saldo devedor também podem ser inclusos no programa. Outra facilidade é que outros CPFs podem contribuir para o pagamento do IPTU.

Ou seja, não há a obrigatoriedade de ser proprietário do imóvel para haver a contribuição do pagamento do tributo.

✓ Pague o IPTU de maneira fácil:

Imagem: Vem Voar

O abatimento no IPTU 2023 pode alcançar até mesmo imóveis com débitos do imposto, excluindo aqueles que possuem apenas cobrança de TCL – Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo. O programa permite ainda que o valor seja direcionado a um mesmo imóvel por CPFs distintos, sem que haja necessidade de o contribuinte ser o proprietário do imóvel beneficiado.

Fonte: Prefeitura Rio de Janeiro

Quer saber como obter desconto no IPTU 2023 com a nota carioca? Veja a seguir detalhes.


Como ter desconto no IPTU RJ com nota fiscal?

O desconto é obtido levando em conta o cadastro feito no sistema no programa. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

Imagem: Nota Carioca
  • Coloque o número de inscrição do imóvel;
  • Pague com os valores que estão inseridos no sistema.

Para cadastrar as notas é necessário utilizar o mesmo portal. De acordo com o site da prefeitura do Rio de Janeiro, os contribuintes podem transferir os valores a partir de R$ 1. A validade para utilização dos bônus e uso para o pagamento do IPTU é de um ano.


Como consultar o IPTU carioca?

Para consultar o valor do IPTU basta acessar o portal oficial da prefeitura do Rio de Janeiro e seguir o passo a passo abaixo:

Imagem: Prefeitura RJ
  • Ir para IPTU;
  • Informar os dados pedidos e realizar o envio.

O valor pode ser pago na modalidade à vista ou parcelado em até 10 vezes. Através do programa Nota Carioca é possível que os contribuintes recebam descontos nos pagamentos.

A inadimplência pode causar a incidência de juros e a continuidade da falta de pagamento, o nome do contribuinte pode ser inserido no serviço de proteção ao crédito.

Por fim, para mais detalhes sobre como obter desconto no IPTU 2023 com a nota carioca? Continue acompanhando o nosso portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Como ter desconto no IPTU 2023 com a Nota Carioca? Detalhes!

Sérgio Rodrigues
Formado em Ciências Contábeis, Sérgio Rodrigues é especialista em assuntos relacionados a impostos no Brasil. Escreve para portais online desde 2017 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento do IPTU, afim de auxiliar os contribuintes brasileiros.