Como ter descontos no IPTU de São Paulo e Rio de Janeiro 2023?

Como ter descontos no IPTU de São Paulo e Rio de Janeiro em 2023? Pois bem, essa tem sido uma pergunta frequente entre os brasileiros. Por isso, separamos todas as dicas para pagar o tributo mais barato. Como ter descontos no IPTU de São Paulo e Rio de Janeiro em 2023? Continue acompanhando o texto abaixo.

Como ter descontos no IPTU de São Paulo e Rio de Janeiro em 2023
Como ter descontos no IPTU de São Paulo e Rio de Janeiro em 2023

Como obter desconto no IPTU SP?

O valor dos descontos do IPTU depende de cada município. As prefeituras são as responsáveis por estabelecer o valor e as formas de pagamento, podendo ser à vista ou de forma parcelada.

Em sua grande maioria, o parcelamento é com valor integral, sendo o desconto atribuído apenas na modalidade.

✓ Evite erros prejuízos na hora de pagar o IPTU:

Em São Paulo, a prefeitura informa que os contribuintes recebem desconto de 3% sobre o valor do tributo, desde que cumpram as datas estabelecidas pelo órgão.

Para aquelas pessoas que precisam parcelar o valor tem a chance de dividir o IPTU em até 10x, contudo, para evitar juros e multas é essencial que o pagante siga o prazo estabelecido junto ao portal.

Aliás: Como ter descontos no IPTU de São Paulo e Rio de Janeiro em 2023? Veja mais detalhes abaixo.


Desconto IPTU SP 2023?

O pedido de isenção pode ser feito por aposentados, pensionistas e beneficiários do CadÚnico. Além disso, não é permitido que o solicitante tenha outro imóvel e a renda não pode ser superior a três salários mínimos.

A solicitação pode ser feita de forma presencial junto à Prefeitura de São Paulo ou de forma digital através do site. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

Imagem: Prefeitura SP
  • Vá para IPTU;
  • Siga para isenção;
  • Leia os regulamentos;
  • Preencha o formulário, envie os documentos.

É fundamental que insira dados válidos, já que este será o método utilizado pela prefeitura para entrar em contato com o solicitante. Veja mais informações abaixo.

✓ Pague o IPTU de maneira fácil:


Como ter descontos no IPTU de São Paulo e Rio de Janeiro em 2023?

Assim como em São Paulo, no Rio de Janeiro os proprietários de imóveis também têm direito de receber descontos nos pagamentos dos tributos. Para isso, basta seguir os prazos estabelecidos.

Para os cariocas, há a existência de três percentuais de desconto: 5%, 7% e 12%. O primeiro é para quem pagou em dia o  boleto no ano anterior, por sua vez, os 7% são para pagamento parcelado em dia. Cumulativamente, os contribuintes podem conseguir até 12% do valor.

Imagem: Pexels

Para facilitar a vida do morador da cidade, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, lançou o aplicativo Carioca Digital com o serviço de pagamento do IPTU.

Desta forma, quem não receber a guia em casa ou preferir os meios online também pode acessar o serviço no Carioca Digital (carioca.rio) ou pagar pelo app. A ferramenta foi desenvolvida pela Empresa Municipal de Informática do Rio – IplanRio e está disponível para Android e iOS.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

Veja mais detalhes do tributo e saiba como ter acesso aos valores e formas de pagamento. Para isso, continue a leitura abaixo e tira as dúvidas a seguir.


Como faço para ter desconto no IPTU RJ?

Para acessar o boleto, assim como as formas de pagamento, siga os passos abaixo:

Imagem: Prefeitura RJ
  • Vá para IPTU;
  • Insira os dados pedidos;
  • Envie.

No portal também é possível verificar os prazos e o calendário de pagamento à vista e parcelado. Para mais detalhes, continue acompanhando o nosso portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Como ter descontos no IPTU de São Paulo e Rio de Janeiro 2023?

Sérgio Rodrigues
Formado em Ciências Contábeis, Sérgio Rodrigues é especialista em assuntos relacionados a impostos no Brasil. Escreve para portais online desde 2017 e está sempre de olho em tudo o que envolve o pagamento do IPTU, afim de auxiliar os contribuintes brasileiros.